Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa coloca projetos do Judiciário e do MP em pauta

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Discutir os Projetos de Lei originados do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e do Ministério Público Estadual. Este é o objetivo do debate promovido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado estadual Zé Neto (PT).

Zé Neto.
Zé Neto.

A Extinção do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ) e a Privatização dos Cartórios Extrajudiciais são assuntos, dentre outros, presentes na pauta desta atividade, que será realizada nesta terça-feira (06), às 10h, na Sala dep. Luis Cabral da Casa Legislativa.

O encontro tem o propósito de apresentar e esclarecer aspectos técnicos relacionados aos Projetos de Lei (PLs) que circulam na Casa, e visa o aprofundamento das discussões sobre o tema.

A respeito da atual situação dos cartórios no estado, Zé Neto acredita que, de fato, existe a necessidade de melhorar seus serviços e informa que há uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que a privatização seja realizada na Bahia, uma vez que é o único estado do Brasil que ainda não levou os cartórios para o setor privado. “Nós vamos privatizar e ouvir os interessados”, disse.

Representantes de diversos órgãos estaduais, como o Tribunal de Justiça (TJ), o Ministério Público Estadual (MPE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), o IPRAJ, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, além de representantes dos Sindicatos dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud) e dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário, estarão presentes.

Para conhecer e acompanhar o PL 18.227/2009, que dispõe sobre a extinção do IPRAJ e a Reestruturação Administrativa dos Serviços Auxiliares do TJ Bahia, clique aqui.

Para ter acesso ao PL 18.324/2009, que, entre outros, disciplina a privatização dos Serviços Extrajudiciais e de Registros e estabelece a organização básica desses serviços, clique aqui.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120472 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.