Casos de dengue reduzem em Feira de Santana

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Os casos de dengue reduziram consideravelmente neste ano em Feira de Santana, em comparação com o mesmo período do ano passado. Desde janeiro até 19 de abril de 2010 foram confirmados 100 casos em Feira de Santana, enquanto no ano passado, entre janeiro e 30 de abril, foram 2.798 pessoas com dengue. No mesmo período de 2009 foram notificados 4.337 casos, e em 2010, 542 casos.
Neste ano, também foram registrados 93 casos de dengue clássica, dois de dengue hemorrágica e cinco com complicações. Já em 2009 foram 2.689 casos de dengue clássica, 89 com complicações, 19 hemorrágicos, um com a Síndrome do Choque da Dengue, 876 descartados, 660 inconclusivos e três em branco, com falta de dados.
O coordenador do Programa de Controle da Dengue, Ciro Fernandes, afirma que os números deste ano estão controlados. No entanto, ele observa que isso não retira a responsabilidade do órgão em continuar com a Divisão de Vigilância Epidemiológica e com o programa de Controle da Dengue.
“Desde o ano passado nós reforçamos o número de agentes de endemias e conseguimos ter maior cobertura na visita nas casas. Nos três primeiros meses desse ano a quantidade de chuva foi menor que no ano passado, e como estão concentradas no mês de abril, nossa vigilância fica de olho nessa mudança”, ressalta Fernandes.
Segundo ele, é justamente o período de estiagem que é perigoso, quando o calor volta, e a proliferação do mosquito e a transmissão da dengue podem aumentar. A expecativa do coordenador do programa é que os números continuem diminuindo nos próximos meses, com o tempo frio no mês de maio.
Os bairros Parque Ipê, Feira X, Tomba e o conjunto Viveiros têm maior notificação de dengue acumulada neste ano. “Mas não significa que são os bairros com o maior número de dengue. Temos uma equipe de educação e saúde que vão a esses bairros, realizam palestras e feiras de saúde para promover a saúde nesses bairros”.
De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, as ações vão continuar no sentido de conscientizar a população, sobretudo no conjunto Viveiros. “Teremos um dia dedicado para trabalhar com as famílias desses bairros”, afirma.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]