Bahia participa da exposição “Ciência para a Vida”

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os resultados de pesquisa com homeopatia animal e a demonstração da tecnologia – Cortador de Palma Manual de Batatinha – serão as ações apresentadas pela Estado da Bahia, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), durante a VII Exposição de Tecnologia Agropecuária “Ciência para a Vida”, que começa amanhã (23/04/2010), e segue até domingo (2 de maio), em Brasília.

O evento é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que, além de aproximar as pessoas da pesquisa e da tecnologia agropecuárias, também busca criar oportunidades de negócios, promover o conhecimento e divulgar as inovações que estão tornando a vida no campo e na cidade mais saudável.

De acordo com o presidente da EBDA, Emerson Leal, “é muito importante a presença da Bahia, representada pela EBDA, pela oportunidade de apresentar os avanços dos projetos, programas, pesquisas e tecnologias agropecuárias desenvolvidos pela empresa”.

A Bahia, de forma criativa, demonstrará o Cortador de Palma Manual de Batatinha, desenvolvido pelos técnicos da EBDA, que possibilitará ao agricultor familiar usar os mais diversos tipos de vegetais, que a natureza oferece, para alimentar o seu rebanho. A tecnologia pode preparar tanto a ração dos animais, como o vegetal para fazer doces e outros alimentos, e assim contribuir para aumentar os rendimentos de forma segura e prática.

O cortador será apresentado pelo técnico da EBDA, da gerência de Feira de Santana, Rogério Oliveira, que estará acompanhado pela gerente regional, Edilza Reis.

No estande, a homeopatia será explicada pelo veterinário da empresa Antônio Vicente Dias, um dos pesquisadores responsáveis pela atividade, na empresa, e será ressaltada com a ajuda de publicações técnico-científicas, editadas pela EBDA, e por amostras dos medicamentos homeopáticos mais utilizados nas doenças infecciosas e parasitárias.

Pesquisas desenvolvidas pela empresa visando ao uso dessa tecnologia em diversos sistemas de produção animal, de forma sustentável, para o tratamento de doenças de várias espécies domésticas, serão evidenciadas.

A exposição

Em 2010, o VII Ciência para a Vida, além de mostrar o resultado da pesquisa agropecuária presente no seu dia a dia, vai homenagear os 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemorar os 50 anos de Brasília e oferecer atrações, encontros e debates inéditos para seus visitantes.

No Espaço Planície de Tecnologias os participantes poderão conhecer as inovações, desenvolvidas pela Embrapa e seus grandes parceiros que propiciam o desenvolvimento do país. Já a Vitrine de Tecnologias da Pesquisa homenageará os 50 anos de Brasília, além do consagrado artista Athos Bulcão. São mais de 140 tecnologias, plantadas de forma ornamental.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]