440 casas são disponibilizadas. Confira estas e outras notícias da PMFS

Logomarca Jornal Grande Bahia.
Logomarca Jornal Grande Bahia.

Recomendações para combater poluição

A comissão instalada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais para estudar todos os problemas e origens da poluição que atinge o rio Jacuípe apresentou um relatório ao secretário Antônio Carlos Coelho, no mês de março, solicitando diversas providências por parte de órgãos do Estado e do Município.

Desde então, todas as recomendaçãoes foram tomadas por parte da Secretaria, atendendo o pedido da comissão. Agora a expectatica do secretário é que todos os órgãos solicitados sigam as orientações para melhorar a qualidade de vida dos moradores ribeirinhos do rio Jacuípe.

As investigações foram compostas por uma comissão de técnicos e começaram no mês de novembro de 2009, depois que a Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de João Durval Carneiro apresentou denúncia à Secretaria, inclusive sobre a morte de peixes no povoado de Fazenda Mergulho.

Nas recomendaçoes dos técnicos, a Embasa foi um dos órgãos apontados. Eles sugerem que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento realize um análise da água lançada ao rio pela sua unidade de tratamento, a partir da estação conhecida como Viveiros II.

“Solicitamos as providências à Embasa e já encaminhamos o relatório ao prefeito Tarcízio Pimenta. Na próxima audiência vou tratar com ele sobre a poluição do rio Jacuípe e seus afluentes para que o prefeito apresente suas sugestões e providências”, afirma Coelho.

Além disso, os técnicos recomendam que seja reiterada a solicitação da cópia da análise feita pelo Instituto do Meio Ambiete (IMA). “Estamos aguardando o resultado da análise da água, que foi encaminhado através do IMA. Espero que a gente tenha uma resposta o mais breve possível”, disse.

O estudo também orienta, conforme o secretário Antônio Carlos Coelho, que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano coordene um mutirão de informação e fiscalização para notificar as residências cujos esgotos são lançados para os canais de macrodrenagem do conjunto Feira X e da avenida do Canal.

No âmbito da Educação Ambiental, a comissão propõe que uma equipe de educadores do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos realize ações educativas nas residências próximas aos canais do conjunto Feira X e da avenida do Canal.

Ações

Também solicita que o Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente intensifique ações junto às escolas situadas nessas localidades. “O professor e diretor deste Departamento, Horácio Amorim, está fazendo isso junto a rede municipal de ensino, principalmente nas escolas mais próximas aos canais de macrodrenagem e do rio Jacuípe seus afluentes”, assegura o secretário.

Solicitou-se ainda a criação de uma comissão interdisciplinar no sentido de buscar a preservação do rio Jacuípe, composta pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicaçao Social, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, e Secretaria de Governo.

Foi recomendado ainda a contratação de alguns assitentes sociais para atuar junto à população dessas localidades, visando explicar a importância da ligação de suas casas na rede de esgoto e do tratamento do esgoto sanitário para a melhoria na qualidade de vida.

440 casas disponibilizadas

A Secretaria de Habitação divulga, na manhã desta quinta-feira (8), a relação das 485 pessoas convocadas pela Caixa Econômica Federal para adquirir unidade habitacional do programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal.

Estão disponibilizadas em Feira de Santana 440 unidades. A pessoa convocada que já participa de outro programa vinculado à Caixa Econômica está automaticamente excluída. Segundo a instituição, 3% das casas são destinadas a idosos, 3% a deficientes, 25% com até três critérios e 75% com quatro ou cinco critérios.

Dentro de três meses, aproximadamente em junho, a Secretaria de Habitação divulgará, juntamente com a Caixa, novos contemplados do programa “Minha Casa Minha Vida”, com mais 400 pessoas.

Para maiores informações, a Secretaria de Habitação funciona na avenida Sampaio, centro, e atende pelo número (75) 3223-7044. A lista completa estará disponível no site da Prefeitura: www.feira.de.santana.ba.gov.br

Nova etapa da vacina H1N1

A Secretaria de Saúde está realizando em Feira de Santana, desde segunda-feira (5) e até o próximo dia 23, a terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza A, a H1N1 ou “gripe suína”, como também é conhecida. Esta nova etapa tem como público alvo os jovens entre 20 a 29 anos.

Como estratégia, nesta etapa da campanha, as equipes de saúde estão visitando escolas de segundo grau e também faculdades, onde se concentram pessoas na faixa etária alvo da vacinação. Quem desejar também pode se dirigir aos postos de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa de Saúde da Família (PSF).

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Soares de Brito Estrela, revela que esta etapa da campanha de imunização tem como meta atingir mais de 60 mil pessoas. “Feira de Santana não registrou nenhum caso da influenza A este ano, enquanto no ano passado foram registrados 27 casos, com um óbito, dentre 186 notificações”, informou.

A primeira etapa da campanha de vacinação, realizada no período de 8 a 19 de março, foi direcionada a profissionais de saúde. Já a segunda etapa da campanha de vacinação, desenvolvida de 22 de março a 7 de maio, tem como público alvo gestantes em qualquer período.

Crianças com idade entre seis meses até dois anos estão sendo vacinadas até o dia 23 de abril. E a quarta etapa da campanha, programada para o período de 24 de abril a 7 de maio, é direcionada a idosos com doenças crônicas.

Entrega de ambulância em Maria Quitéria

O distrito de Maria Quitéria vai receber uma ambulância na manhã desta sexta-feira (9) para servir a localidade por 24 horas. O veículo será entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, e vai substituir uma antiga ambulância danificada em acidente automobilístico.

Durante o dia a ambulância vai servir o Posto de Saúde da Família (PSF) do local, e à noite e nos finais de semana vai estar à disposição do distrito. Uma técnica de enfermagem e motorista vão trabalhar dando assistência.

Segundo a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, todos os outros sete distritos já dispõem de ambulância. “É um transporte importante para atender por 24 horas as pessoas que por ventura venham a necessitar, e encaminhá-los para a sede do município”, observa.

A Prefeitura de Feira de Santana adquiriu o automóvel através de processo licitatório e, como o secretário de Saúde ressalta, está sendo entregue o novo veículo em substituição a outro automóvel. “Vem atender a questão da saúde e fazer o transporte das pessoas que não podem se deslocar”, afirma o secretário Rafael Cordeiro.

Outras cinco ambulâncias que pertenciam ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão sendo reformadas e irão servir às cinco Policlínicas 24 horas – Feira X, George Américo, Parque Ipê, Rua Nova e Tomba.

No final de 2009, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e o Governo do Estado autorizaram o pertencimento dos veículos ao patrimônio da Prefeitura de Feira de Santana. As ambulâncias serão especificadas com o nome da policlínica correspondente.

Postos provisórios de assitência médica

Para prestar assistência médica com mais agilidade aos foliões da Micareta 2010, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, instala dois postos provisórios no circuito da festa. Um fica na rua Adenil Falcão e outro na rua Vasco Filho, ambos próximos ao Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra e com equipe formada por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Além disso, em cada posto terá uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a eventual necessidade de transferência de pacientes, e mais quatros ambulâncias do Município vão estar em locais diferentes no percurso da festa.

Enquanto isso, durante a Micareta, de 15 a 18 deste mês de abril, todas as policlínicas da cidade vão permanecer com atendimento 24 horas e terão a equipe intensificada no sábado e domingo, por serem dias de maior concentração de pessoas na cidade, atraídas pela folia.

“Normalmente as equipes das policlínicas são formadas por dois médicos – a exceção da do bairro Tomba que possui três -, três técnicos de enfermagem e dois enfermeiros. No sábado (17) e no domingo (18) cada uma delas terá mais um técnico de enfermagem e um enfermeiro”, afirma Gilberte Lucas, diretora de Gestão da Rede Própria.

Segundo Gilberte Lucas, o número de ocorrências em 2009, comparado ao de 2008, caiu média de 20%. Ela relata que o fluxo maior de casos é sempre no sábado e a maioria deles resultantes de brigas e do consumo em excesso de bebidas alcoólicas.

“Ano passado recebemos mais pessoas com ferimentos leves, enjôos e mal-estar. Fizemos poucas transferências para policlínicas ou hospitais particulares da cidade” frisou.

Gilberte Lucas destaca, ainda, que uma equipe composta por 20 pessoas vai estar desenvolvendo uma campanha educativa contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no circúito, com a distribuição de panfletos informativos e camisinha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115171 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.