40 tratores foram disponibilizados pela Prefeitura para aragem de terras nos distritos

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
40 tratores foram disponibilizados pela Prefeitura para aragem de terras nos distritos.
40 tratores foram disponibilizados pela Prefeitura para aragem de terras nos distritos.

Os pequenos agricultores dos distritos de Feira de Santana estão sendo beneficiados desde março com o Programa de Mecanização Agrícola, através da limpeza e aração do solo.

Os trabalhos foram iniciados nas localidades de Jaíba e Humildes, por serem os primeiros distritos a apresentarem ocorrências de chuvas. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, cerca 80% dos pequenos agricultores dessas regiões já tiveram suas terras aradas.

“Todos os outros distritos já foram bastantes molhados devido às últimas chuvas e também estamos com tratores trabalhando em Maria Quitéria e Matinha. Em algumas localidades de Jguara e Governador João Durval as máquinas estão impossibilitadas de trabalhar, pelo excesso de chuva. Vamos esperar alguns dias de estiagem para que o solo fique em condições de ser cortado”, explica o secretário de Agricultura Ozeny Moraes.

De acordo com o secretário, 40 tratores foram disponibilizados através de licitação promovida pela Prefeitura, para realização do trabalho e até agora já houve mais de duas mil horas de aragem.

O secretário Ozeny Moraes afirma que a meta para este ano é contemplar 12 mil pequenos produtores rurais, com o preparo de 13.800 tarefas de terra situadas nos oito distritos.

Cada pequeno produtor rural terá média de 1h20 de trator para aragem das terras – aumento de 20%, comparado a 2009 -, visando plantios das safras de feijão e milho para o inverno.

As sementes também serão distribuídas pela Prefeitura. Segundo Ozeny Moraes, a empresa vencedora da licitação confirmou a saída dos caminhões de São Paulo na segunda-feira (12), com previsão para chegar em Feira na quinta-feira (15). Esta data marca o início do plantio de inverno, baseado no calendário oficial agrícola, e encerra dia 31 de maio.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]