

Os pequenos agricultores dos distritos de Feira de Santana estão sendo beneficiados desde março com o Programa de Mecanização Agrícola, através da limpeza e aração do solo.
Os trabalhos foram iniciados nas localidades de Jaíba e Humildes, por serem os primeiros distritos a apresentarem ocorrências de chuvas. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, cerca 80% dos pequenos agricultores dessas regiões já tiveram suas terras aradas.
“Todos os outros distritos já foram bastantes molhados devido às últimas chuvas e também estamos com tratores trabalhando em Maria Quitéria e Matinha. Em algumas localidades de Jguara e Governador João Durval as máquinas estão impossibilitadas de trabalhar, pelo excesso de chuva. Vamos esperar alguns dias de estiagem para que o solo fique em condições de ser cortado”, explica o secretário de Agricultura Ozeny Moraes.
De acordo com o secretário, 40 tratores foram disponibilizados através de licitação promovida pela Prefeitura, para realização do trabalho e até agora já houve mais de duas mil horas de aragem.
O secretário Ozeny Moraes afirma que a meta para este ano é contemplar 12 mil pequenos produtores rurais, com o preparo de 13.800 tarefas de terra situadas nos oito distritos.
Cada pequeno produtor rural terá média de 1h20 de trator para aragem das terras – aumento de 20%, comparado a 2009 -, visando plantios das safras de feijão e milho para o inverno.
As sementes também serão distribuídas pela Prefeitura. Segundo Ozeny Moraes, a empresa vencedora da licitação confirmou a saída dos caminhões de São Paulo na segunda-feira (12), com previsão para chegar em Feira na quinta-feira (15). Esta data marca o início do plantio de inverno, baseado no calendário oficial agrícola, e encerra dia 31 de maio.