Vídeo de coletiva de imprensa mostra relação entre imprensa e poder em Manaus

Amazonino Armando Mendes, prefeito de Manaus.
Amazonino Armando Mendes, prefeito de Manaus.
Amazonino Armando Mendes, prefeito de Manaus.
Amazonino Armando Mendes, prefeito de Manaus.

Veja pelo que passa um repórter em busca de informações, neste vídeo do jornal Dez Minutos, gravado durante uma coletiva na prefeitura de Manaus para tratar da redução no preço da passagem de ônibus.

Durante a entrevista, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, se recusa a responder alguns questionamentos dos repórteres, dizendo que são inapropriados. Quando a repórter Vanessa Brito, do Diário do Amazonas, pergunta se a prefeitura havia errado no cálculo anterior do valor das tarifas, o diretor do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Raphael Siqueira, acusa a jornalista de querer “tumultuar” o encontro.

O Sindicato dos Jornalistas do Amazonas emitiu uma nota em apoio à repórter Vanessa Brito: “O respeito ao exercício profissional é um dever das autoridades, que são servidores da população e têm também o dever de prestar conta de seus atos. Perguntar é ofício do repórter. Responder, repassando informação que é pública, é dever da autoridade”, diz o texto.

O sindicato também colocou-se à disposição para tomar medidas judiciais em favor da repórter.

Segundo o Portal Imprensa, o Diário do Amazonas encaminhará uma carta de repúdio à Associação Nacional de Jornais, informando o ato. “Somos um jornal independente e não é a primeira vez que isso ocorre no Estado”, disse o diretor do jornal, Sérgio Bartholo, ao Portal Imprensa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]