Unctad pede reforma no sistema financeiro mundial

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento lembrou que os países mais bem sucedidos foram aqueles que garantiram um papel econômico favorável para o Estado.

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, Supachai Panitchpakdi, pediu uma reforma da governança econômica internacional para a garantia da estabilidade e prosperidade mundial.

Em discurso nesta quinta-feira durante evento em Mumbai, na Índia, ele alertou sobre os perigos da continuação dos negócios realizados da maneira atual, que ignora as lições que poderiam ser aprendidas com a crise.

Aprendizado

Segundo Panitchpakdi, o maior aprendizado a nível nacional é que a liberalização do comércio e a reforma do mercado não levam automaticamente ao crescimento sustentável no mundo em desenvolvimento.

O secretário-geral da Unctad lembrou que os países mais bem sucedidos foram aqueles que garantiram um papel econômico favorável para o Estado, com incentivos ao setor privado, inovação na capacidade produtiva e criação de empregos.

Ele defendeu ainda uma ação internacional para evitar a reincidência dos efeitos da remoção de controles de capital e a proliferação não supervisionada de instrumentos financeiros inovadores.

Capital Especulativo

Panitchpakdi afirmou que países deveriam ter mais autonomia e ressaltou a necessidade de uma ferramenta multilateral para gerir as taxas de câmbio.

Supachai Panitchpakdi lembrou que a experiência da crise ilustra a necessidade de estabilidade das relações comerciais e financeiras, com redução do potencial de ganhos a partir dos fluxos de capital especulativo.

*Com informações da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]