Tuberculose: Deputado Federal Fábio Souto cobra medidas para controlar doença na Bahia. Estado é responsável por 10% dos casos no Brasil

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O alto número de casos de tuberculose registrados na Bahia revela mais um ponto de fragilidade do sistema público de saúde do estado. Este foi o alerta feito pelo deputado federal Fábio Souto (DEM/BA) em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 30 de março de 2010. Ele lembrou a passagem do Dia Nacional de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de março, e cobrou a implantação de medidas preventivas eficazes e o acompanhamento mais criterioso de pacientes para reverter o quadro de incidência da moléstia.

A Bahia é o terceiro estado do Brasil e o primeiro do Nordeste no ranking de ocorrências de tuberculose. Só em 2009, mais de cinco mil pessoas foram contaminadas; 343 morreram. Salvador é responsável por 40% desses casos e está na lista de cidades consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde na luta contra a doença. “Essa data e esses números devem abrir os olhos dos gestores estaduais para que eles atuem de forma enérgica no intuito de mudar essa situação. Somos responsáveis por 10% dos casos de tuberculose em todo o país. Mais uma moléstia que assusta, mata e faz os baianos se sentirem abandonados e distantes da ajuda governamental”, lamentou Souto.

Segundo o parlamentar, como a tuberculose tem cura, o controle e a erradicação da doença dependem somente de um trabalho sério de identificação dos sintomas e de acompanhamento dos pacientes. Souto lembrou ainda que as pessoas infectadas precisam ter consciência e fazer o tratamento durante todo o período indicado, que é de seis meses. “É um desafio para a todos nós, mas instrumentos podem ser utilizados para combater esse mal. Está comprovado que a melhoria da qualidade de vida e das condições de habitação também ajuda no controle da disseminação da tuberculose, já que os cidadãos ficariam menos expostos às bactérias. Precisamos que isso se torne realidade em Salvador e em todos os municípios baianos”, concluiu.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115009 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.