Tarcízio Pimenta confirma saída do secretário e médico João Cavalanti, substituído pelo advogado Cordeiro. Jairo Filho assume gabinete

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Nos últimos dias boatos davam conta da renúncia João Carlos Cavalcanti, secretário municipal de saúde de Feira de Santana. Nos bastidores, comenta-se que o médico ficou pouco satisfeito quando o prefeito Tarcízio Suzarte Pimenta Junior demitiu a chefe de gabinete de Cavalcanti.

Pimenta tem idéias próprias de como a saúde deve funcionar no município. Com a nomeação de dois profissionais não médicos para a pasta, ele próprio assume a condução técnica. Ficando o advogado Rafael Pinto Cordeiro na condição de secretário de saúde e o administrador Jairo Carneiro Filho como chefe de gabinete da secretária.

Ao optar por um advogado e um administrador, Tarcízio demonstra que será pouco tolerante para com os médicos, enfermeiros, auxiliares e odontólogos que faltam aos plantões e nos atendimentos regulares municipais. Os funcionários e prestadores de serviços da pasta serão cobrados com maior eficácia e sem o famoso espírito corporativo.

Estranhamente, a secretária de comunicação social ou a chefia do gabinete do prefeito não convocou uma coletiva para que fossem anunciadas as substituições, apenas limitou-se a publicar uma nota no site da PMFS, ontem por volta das 22 horas. Outro fato que chama atenção, é que nos bastidores políticos comenta-se que novas substituições de secretários e diretores devem ocorrer, a maioria de pessoas ligadas ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Estas substituições devem ocorrer logo após as eleições de 2010, ou pouco antes dela. Fato ou boato, em breve será conhecido o verdadeiro desenho político da administração de Pimenta. Suas decisões também devem influenciar na composição do legislativo local. Com o fortalecimento de determinados nomes e surgimento de novas lideranças.

Tarcízio tem idéies próprias sobre a administração municipal, mas parte considerável do secretariado é oriunda da gestão de seu antecessor e seguem o perfil administrativo de Ronaldo. Caso o grupo do Democratas não obtenham importantes vitórias eleitorais no pleito político deste ano. O prefeito e seus liderados deverão buscar abrigar-se nos partidos ligados a base política do próximo governador e presidente da república. A primeira dama, Graça Pimenta está filiada ao PR (Partido da República), o pai de Jairo Carneiro Filho é deputado federal pelo PP (Partido Progressista) estes são claros indicativos de busca de espaço político próprio e aproximação da atual base do PT estadual e federal.

Especulação ou não, pouco a pouco as peças se movem no xadrez político e cada torre, bispo, cavalo, rainha e rei, vêem tombar os seus peões para eles próprios assumirem posições estratégicas. Logo serão as torres e os bispos a tombarem. Isto o eleitor dirá em 2010.

Confira a nota divulgada pela PMFS sobre a substituição de funcionários: Rafael Cordeiro substitui ao médico João Carlos Cavalcante que pediu exoneração

O advogado Rafael Pinto Cordeiro é o novo secretário de Saúde de Feira de Santana, em substituição ao médico João Carlos Cavalcante, que pediu exoneração alegando motivos de ordem pessoal. O novo secretário já faz parte do governo Tarcízio Pimenta desde o ano passado, quando assumiu a Diretoria de Contratos e Licitações.

Rafael Cordeiro tem 27 anos de idade é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), sendo orador da turma 2006.2. Foi aluno de intercâmbio da Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, é especializado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde atuou como professor assistente; é membro participante da Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de São Paulo, na sub-área de “Crimes Contra a Administração Pública”; atuou em estágio obrigatório na Defensoria Pública do Estado da Bahia e foi consultor em diversas prefeituras do Estado de São Paulo na área de Direito Administrativo.

Rafael Cordeiro já foi subprocurador fiscal do município e recebeu, em setembro do ano passado, uma comenda de honra ao mérito por serviços prestados à comunidade. O mais novo secretário de Saúde é ainda membro do Rotary Club Feira Leste e filho e irmão de médicos. O pai dele e José Alberto Nunes Cordeiro e o irmão é Alberto Pinto Cordeiro.

O novo secretário se destacou na Diretoria, apesar do curto período, conduzindo licitações das mais importantes, a exemplo da que escolheu as agências de publicidade que atendem o Governo Municipal, o transporte escolar e a do sistema de mototaxistas, além do chamamento público para unidades de saúde particulares interessadas em realizar convênio com o Sisterma Único de Saúde (SUS).

“Apesar do pouco tempo no governo, ele tem uma dedicação exclusiva e mostrou competência no desempenho da função, atuando num dos setores mais vitais da administração pública”, destaca o prefeito Tarcízio Pimenta.

Ao anunciar a mudança na pasta da Saúde, o prefeito agradece ao médico João Carlos Cavalcante, destacando que ele está deixando o governo por motivos pessoais. “Temos que respeitar os motivos e somente o ex-secretário pode revelar, se julgar necessário, já que se trata de uma questão particular e não administrativa”, salientou.

O prefeito lembrou que a Secretaria da Saúde passou por significativas mudanças desde 2009, principalmente com a implantação do Sistema Digital de Saúde em 20 unidades, até agora. Além disso, o problema de médicos nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) está solucionado, houve reformas em unidades básicas e policlínicas, aquisição de veículos 0 km e a descentralização na marcação de exames em oito unidades, por enquanto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112548 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]