Sindicato paulista recolhe fundos para pagar multa imposta a Lula pelo TSE

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados de São Paulo (Sindpd) anunciou hoje (26/03/2010) que vai iniciar uma espécie de “vaquinha” para pagar a multa de R$ 10 mil imposta ontem (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada em favor da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Em nota assinada pelo presidente do sindicato, Antonio Neto, a entidade questiona a decisão da Corte eleitoral e critica a postura dos partidos de oposição, que foram os autores da ação que resultou na multa aplicada a Lula.

“Mesmo considerando injusta a decisão do TSE, informamos que iniciaremos uma campanha de cotização entre nossos diretores, filiados e amigos para efetuar o pagamento da multa. Desta forma, nos solidarizamos com o presidente Lula contra a tentativa das elites de criar celeumas e limitar o seu papel protagonista para o exercício da democracia e para a continuidade das mudanças positivas que iniciaram em seu governo”, diz trecho da nota do Sindpd.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou à Agência Brasil que ainda não foi notificada da decisão de ontem, mas adiantou que a tendência é que seja impetrado recurso contra a multa.

A decisão do TSE foi motivada pelos partidos DEM, PPS e PSDB que questionaram a decisão do ministro auxiliar Henrique Neves, de determinar o arquivamento da representação. Ele considerou que não houve a intenção de promover campanha em favor de Dilma no discurso proferido pelo presidente na inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, no dia 22 de janeiro deste ano.

A oposição destacou do discurso de Lula, o trecho: “a cara do Brasil vai mudar muito e quem vier depois de mim, e eu por razões legais não posso dizer quem é, e espero que vocês adivinhem, vai encontrar um programa pronto com dinheiro no Orçamento, porque estou fazendo o PAC 2”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]