Sessão Especial da Câmara Municipal de Feira homenageia 185 anos da Policia Militar

A Câmara Municipal de Feira de Santana comemorou em sessão especial os 185 anos da Polícia Militar.
A Câmara Municipal de Feira de Santana comemorou em sessão especial os 185 anos da Polícia Militar.
A Câmara Municipal de Feira de Santana comemorou em sessão especial os 185 anos da Polícia Militar.
A Câmara Municipal de Feira de Santana comemorou em sessão especial os 185 anos da Polícia Militar.

A Câmara Municipal de Feira de Santana, hoje (18/03/2010), mediante Sessão Especial, comemorou os 185 anos da Polícia Militar, atendendo ao requerimento nº 41/2009, de autoria do líder da bancada governista, vereador Ewerton Carneiro – Tom – (PTN). A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde (DEM). Além de policiais militares, o evento contou com a presença de autoridades políticas, imprensa, representantes de instituições comunitárias e pessoas da comunidade feirense.

O vereador Tom, que também é policial militar, iniciou o discurso solicitando 1 minuto de silêncio, em homenagem aos policiais mortos. Em seguida, ele saudou os presentes e enfatizou que a Polícia Militar é uma das instituições mais importantes do estado da Bahia. “Todos os militares merecem o nosso respeito, o nosso reconhecimento e apoio. É por esta razão que a Câmara de Vereadores de Feira de Santana está homenageando todos os militares que no seu dia a dia colocam as suas vidas em risco no combate à violência e na manutenção da ordem”.

O tenente-coronel Sérgio Baqueiro, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), enfatizou que “na sociedade todas as profissões que a compõem têm seu grau de importância interligando-se muitas vezes, formando uma grande e incrível engrenagem, mas, não podemos deixar de destacar com orgulho que dentre tantas profissões importantes temos a honra de compor como policiais militares os quadros de uma corporação que completa 185 anos de dedicação propiciando ambiência para que as demais profissões desenvolvam seus importantes papeis sociais”.

Em seguida, ele fez um breve histórico da PM-BA, citando, por exemplo, o Decreto do Imperador D. Pedro I, datado de 17 de fevereiro de 1825, que manda organizar na Bahia um Corpo de Polícia. O palestrante também relatou que a Polícia Militar participou, em linha de combate, de quase todos os grandes episódios militares da vida nacional, dentre eles: Guerra do Paraguai (1865-1870), Campanha de Canudos (1892-1897), Revolução Constitucionalista em São Paulo no ano de 1932 e Campanha contra Lampião (1922-1940).

Sérgio Baqueiro informou também que o 1º comandante da PM-BA foi o tenente-coronel Manoel Joaquim Pinto Paca e que o atual comandante geral do estado é o coronel Nilton Regis Mascarenhas. “Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) é o patrono das polícias militares do Brasil”, disse.
Album de Fotos

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108772 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]