Segurança Pública é tema de seminário promovido pelo DEM em Salvador

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A Fundação Liberdade e Cidadania, entidade ligada ao Diretório Nacional do DEM e presidida pelo deputado José Carlos Aleluia, e a Fundação Konrad Adenauer promovem na próxima sexta-feira (26/03/2010), no Hotel Pestana, em Salvador, o seminário “Segurança Pública – Um Desafio Político na América Latina”, que vai reunir especialistas dos principais países da América do Sul.

Estão confirmadas as presenças do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e dos professores Ignácio Cano, do Laboratório de Análise da Violência da UERJ, e José Luiz Ratton, da Universidade Federal de Pernambuco.

Além do coordenador geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Cláudio Chaves Beato Filho, o evento contará com a participação de especialistas do Chile, Colômbia, México, Argentina, Paraguai, Venezuele e Panamá.

O objetivo do seminário é promover um debate político sobre os desafios da segurança pública e suas conseqüências nas políticas públicas, além de permitir o intercambio entre partidos políticos de centro da América Latina.

“Pretendemos encontrar soluções para o problema da violência, que a cada dia se agrava, principalmente, na Bahia, onde a taxa de homicídios cresceu 80% nos últimos três anos”, diz o presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto. Para o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), a violência é a dor mais sentida atualmente na Bahia.

Dividido em quatro etapas, as discussões do seminário vão abordar, num primeiro momento, o problema da segurança pública na América Latina. A participação da Sociedade Civil no combate à violência e à criminalidade será o tema da segunda mesa de debates do dia. Em seguida vão ser apresentadas e discutidas políticas já implantadas com sucesso em países latino-americanos. O seminário fechará com uma mesa sobre “estratégias de segurança na comunicação política”.

As pessoas interessadas pode participar do seminário. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelos telefones (71) 3271-0411 e (71) 3113-2066 ou enviando um e-mail para [email protected], com os dados pessoais do participante, área de atuação profissional e local (instituição) onde trabalha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]