Segunda etapa do Censo Escolar é prorrogada

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Todas as escolas das redes federal, estadual, municipal e particular têm até o dia 19 de março de 2010 para realizarem a etapa de movimento e rendimento do aluno, referente ao Censo Escolar 2009. O prazo de coleta das informações foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em função do número de unidades escolares que ainda não concluíram o procedimento.

Na Bahia, somente 62% das escolas finalizaram as informações sobre o movimento e rendimento dos estudantes, que devem ser postadas no Sistema Educacenso. Para o coordenador do Censo Escolar no Estado, Marcos Pinho, esta é uma situação preocupante. “Neste momento, estamos contatando as diretorias regionais de educação e todas as escolas da rede estadual para que finalizem o Censo, que é um indicador do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, ressalta.

A taxa de aprovação, dado pertencente a esta fase do Censo, vai formar um dos indicadores Ideb juntamente com o desempenho dos alunos nos testes padronizados – Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Por isso, as unidades escolares que não realizarem esta etapa serão prejudicadas.

Calendário

Após a fase de coleta de informações, o Censo Escolar inicia a produção e envio de relatórios aos gestores escolares, que será realizado entre 20 e 24 deste mês. Há, ainda, um período de retificação das informações, que antecede a liberação para o cálculo do Ideb.

Tabela de Retificações

Procedimento

Período

Coleta 1º de fevereiro a 19 de março

Envio dos relatórios aos gestores 20 a 24 de abril

Disponibilização no sistema Educasenso – Inep 22 de março

Período de Retificação 22 de março a 5 de abril

Verificação interna no Inep 6 a 16 de abril

Liberação para cálculo do Idep 19 de abril

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]