Segunda etapa da vacinação contra gripe A começa hoje para mais de 1,5 milhão de pessoas

Segunda etapa da vacinação contra gripe A começa hoje para mais de 1,5 milhão de pessoas.
Segunda etapa da vacinação contra gripe A começa hoje para mais de 1,5 milhão de pessoas.
Segunda etapa da vacinação contra gripe A começa hoje para mais de 1,5 milhão de pessoas.
Segunda etapa da vacinação contra gripe A começa hoje para mais de 1,5 milhão de pessoas.

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1) começa nesta segunda-feira (22/03/2010) e inclui gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade, além dos portadores de doenças crônicas (asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, entre outras).

Na Bahia, o público estimado para esta etapa é de mais de 1,5 milhão de pessoas. A vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas será feita até dois de abril e das gestantes até 21 de maio.

Todas as grávidas devem se vacinar, independentemente do período da gestação. As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes, sendo a segunda meia dose administrada 30 dias após a primeira. Na vacinação das crianças, os responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

As pessoas com menos de 60 anos, que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos, também devem ir aos postos de vacinação. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, caso possuam.

Os idosos que tem doenças crônicas serão vacinados contra a H1N1 no período de 24 de abril a 7 de maio, juntamente com a Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe sazonal (comum). Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Este ano, na Bahia, não foram notificados casos da doença. No Hospital Octávio Mangabeira, referência para o tratamento da H1N1, apenas duas suspeitas foram registradas, uma criança e um adulto. Ambos já tiveram alta hospitalar e os exames para verificar se a doença foi confirmada ainda estão em curso.

Primeira etapa

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que 77.503 trabalhadores de saúde e 7.121 indígenas foram vacinados, na Bahia, durante a primeira etapa da campanha de imunização contra a doença, que começou no dia 8 deste mês e seguiu até a última sexta-feira (19).

No Hospital Geral de Vitória da Conquista, a vacinação de trabalhadores de saúde que atuam na emergência, clínicas médica, cirúrgica, pediatria, maternidade, UTI, recepção, segurança, motoristas de ambulância, pessoal de limpeza, laboratório e banco de sangue imunizou 700 trabalhadores, cobrindo 100% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110057 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]