Secretária de Estado norte-americana chega amanhã para agenda com Lula e ministros

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Brasília – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chega amanhã (02/03/2010) à tarde a Brasília para uma visita de pouco mais de um dia ao Brasil. Ela terá reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os ministros de Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, e também com empresários.

No Brasil, os temas que dominarão as conversas vão desde a posição do Brasil em apoiar o programa nuclear do Irã – em oposição ao defendido pelos Estados Unidos que lideram um movimento de sanção ao país do Oriente Médio por suspeita de produção de armas nucleares – até a venda de 36 aviões caças e as relações bilaterais com Cuba, Venezuela, Bolívia e Honduras.

De Brasília, Hillary irá para São Paulo onde se reúne com empresários de vários setores. Atualmente, o Brasil e os Estados Unidos travam uma disputa comercial sob orientação da Organização Mundial do Comércio (OMC). O governo brasileiro prepara para divulgação no próximo dia 8 uma lista dos produtos norte-americanos que deverão ser retaliados em decorrência dos elevados subsídios cobrados pelos Estados Unidos ao algodão oriundo do Brasil.

Antes de chegar ao Brasil, Hillary passou hoje (1º) pelo Uruguai, quando participou da cerimônia de posse do novo presidente José “Pepe” Mujica. Em seguida, a secretária planejava ir para o Chile, que foi parcialmente atingido por um terremoto no último sábado (27) com 8,8 de magnitude na escala Richter – o mais grave dos últimos 50 anos. Ainda não há confirmação se ela manterá a viagem.

A última etapa da viagem de Hillary Clinton à América Latina será na Costa Rica e Guatemala. Está previsto que ela se reúna com os líderes da América Central para uma série de discussões sobre temas comuns.

*Com informações da Agência Brasil

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108010 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]