Salvador: TCA divulga segunda montagem para 2010

Batizado, aniversário, Dia das Mães, Natal, Réveillon, Carnaval, São João, eleições, Copa do Mundo, lavagens e festas de largo. Estas e outras celebrações e rituais coletivos fazem parte do universo que será abordado pela segunda montagem de 2010 do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo), cujo resultado do Edital lançado em dezembro do ano passado foi divulgado nesta quarta-feira (03/03/2010).

Com o título provisório de Ocasiões e estreia no segundo semestre, a 16ª montagem do TCA.Núcleo terá o comando da diretora Jacyan Castilho, contará com orçamento de R$ 200 mil e realizará temporadas no Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador e na Sala do Coro do TCA.

O espetáculo será construído sem o uso de um texto dramático. Com base no roteiro inicial, escrito pela dramaturga Cláudia Barral, os sete atores, que serão escolhidos por meio de audições e oficinas, partirão de improvisos durante o processo de ensaios para, conjuntamente, criar o roteiro final apenas utilizando a expressão corporal. A ideia é que, por meio da dança e movimentos corpóreos, o público acompanhe a trajetória de uma família fictícia, tendo como pano de fundo as festas que frequentam.

Como descrito no projeto apresentado para concorrer ao Edital do TCA.Núcleo, as festas públicas e particulares são ocasiões frequentemente marcantes, onde são realizados encontros decisivos – encontros amorosos e profissionais, entre outros – e onde relacionamentos são iniciados e solidificados, sendo um canal de expressão e construção de identidades sociais, coletivas. Dessa forma, os atores agregarão suas memórias e vivências pessoais ao processo de criação, que também englobará uma pesquisa bibliográfica, iconográfica e documental sobre as festas populares da Bahia.

Oficinas

Assim como no edital anterior, que selecionou o musical Aventuras do Maluco Beleza, já em fase de montagem, a seleção da equipe e dos atores que participarão de Ocasiões será feita por meio de audições públicas e oficinas artístico-técnicas nas áreas de direção, produção, cenografia, figurino e iluminação. O período de inscrições e realização das oficinas será divulgado posteriormente pelo Centro Técnico do TCA.

O edital que selecionou Ocasiões teve como objetivo suprir a vaga que ficou aberta após a última seleção pública realizada pelo TCA.Núcleo em novembro passado. Na ocasião, apenas uma montagem foi inscrita na categoria de temática livre, mas a proposta acabou desabilitada na análise documental. Para a categoria infanto-juvenil, seis projetos foram inscritos, com o espetáculo As Aventuras do Maluco Beleza, de Edvard Passos e Ivan Seixas, sendo o escolhido.

Com o novo edital, seis novos projetos foram inscritos e avaliados por uma comissão composta por profissionais reconhecidos na área teatral, os atores Chico Diaz e José Hilton Santos, a dramaturga e professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cleise Furtado Mendes, e a diretora teatral Nehle Franke, além da diretora artística do TCA, Rose Lima.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]