Relator da ONU avalia situação de migrantes no Japão

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Jorge Bustamante deve passar por Tóquio, Nagóia, Hamamatsu e Toyota, onde tem encontro marcado com representantes do governo e do judiciário e membros de organizações internacionais e da sociedade civil.

O relator especial da ONU para os Direitos Humanos de Migrantes, Jorge Bustamante, irá pela primeira vez ao Japão entre 23 março e 1 de abril de 2010.

Segundo comunicado nesta sexta-feira, o objetivo da visita é avaliar a situação dos direitos humanos dos migrantes do país.

Crianças e Mulheres

Bustamante deve passar por Tóquio, Nagóia, Hamamatsu e Toyota, onde tem encontro marcado com representantes do governo e do judiciário e membros de organizações internacionais e da sociedade civil.

O relator deve avaliar a educação de crianças migrantes, direitos das mulheres e aqueles que procuram asilo.

Ele vai visitar ainda um centro de detenção de migrantes na cidade de Ushiku. As conclusões preliminares serão apresentadas em coletiva de imprensa em 31 de março, em Tóquio.

Brasileiros

O mandato do relator independente é designado pelo Conselho de Direitos Humanos e ele tem a missão de examinar formas de superação de obstáculos para a proteção dos direitos humanos dos migrantes, com ênfase na vulnerabilidade de mulheres, crianças e pessoas em situação irregular.

De acordo com levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, existem 280 mil brasileiros no Japão, uma das maiores comunidades do país no mundo.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]