Projetos de Melhoria da Saúde Ambiental e Humana serão aplicados em São Francisco do Conde

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os pesquisadores dos 18 projetos na área de saúde ambiental e humana que serão aplicados em São Francisco do Conde, selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), assinaram nesta quinta-feira (18/03/2010) o termo de outorga para iniciar os trabalhos.

Os recursos investidos pela prefeitura local totalizam R$ 2 milhões e financiarão estudos relevantes para a melhoria das condições de saúde pública desse município do Recôncavo, onde 95% dos habitantes são afrodescendentes e a maioria de baixa renda. Participaram do evento membros da Diretoria Executiva da Fapesb, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, pesquisadores contemplados e representantes da comunidade acadêmica e científica.

As pesquisas escolheram áreas até então não-investigadas na região e relacionadas ao perfil de saúde ambiental e humana do município. Anemia falciforme, distúrbios psíquicos, hipertensão arterial, paralisia cerebral, contaminação por metais pesados, segurança alimentar na cadeia produtiva pesqueira, saúde bucal e alergias respiratórias estão entre os estudos que serão desenvolvidos pela Universidade Federal da Bahia da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) – ex-Cefet.

“Aprovamos uma variedade de pesquisas com base nas características locais, como a incidência da anemia falciforme e os saberes da matriz africana. A Fapesb é parceira nesta ação e tem boas expectativas de que esses estudos tragam benefícios diretos e permanentes aos habitantes da região”, afirmou o diretor-geral da fundação, Roberto Paulo Lopes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]