Programa Transparência na Escola avança pelo interior baiano

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Seguindo a determinação do Governo da Bahia do princípio da transparência em todos os atos da administração pública, a Secretaria Estadual da Educação amplia o programa Transparência na Escola para mais cinco Diretorias Regionais de Educação (Direc), as de Feira de Santana, Alagoinhas, Valença, Serrinha e Amargosa, contemplando 335 escolas de municípios jurisdicionados. Nos últimos dois anos, o Transparência na Escola foi implantando em 360 unidades escolares da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O programa, implantado em 2007, tem a finalidade de dar transparência à gestão dos recursos públicos executados pelas unidades escolares, e, sobretudo, o fortalecimento da interação entre a sociedade e a escola, com o estímulo à participação cidadã nas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. O acesso pode ser feito por toda a população pelo site da Secretaria da Educação.

“As escolas que já participam vêm alimentando o sistema permanentemente. A meta, para este ano, é consolidar a transparência nas demais escolas da rede por meio do programa”, afirma a coordenadora do Transparência na Escola, Josefa Santana.

Compete às Direcs e unidades de ensino solicitar o acesso ao Sistema de Transparência na Escola pelo email [email protected], informando nome completo do usuário, matrícula, lotação e cargo/função. Cabe também às Direcs e às escolas lançar e publicar dados de todos os bens e recursos financeiros repassados pelo Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE) ou unidades gestoras da Secretaria da Educação, por outros órgãos públicos ou privados por organizações não governamentais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]