Confira a coluna de Antônio Larangeira de 29 de março de 2010

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Procissão dos Fogaréus

Dentro da programação da Semana Santa, a centenária e tradicional procissão do Fogaréu sairá na próxima quinta-feira (02/03/2010) da capela Nossa Senhora da Piedade, ao lado do Hospital Dom Pedro da Alcântara (HDPA, às 19 horas, tendo à frente o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, D. Itamar Vian, o pároco da Capela, Padre Vianey, o pároco da Catedral, Padre Pedro Júnior, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges.

A procissão reconstitui a noite da prisão de Jesus, traído por Judas, que com um beijo o entregou aos soldados romanos. Antigamente apenas homens participavam da procissão, mas, há alguns anos conta com a participação de mulheres.Saindo da Capela, a procissão segue para a avenida Maria Quitéria e toma a direção da avenida Getúlio Vargas. Dali segue em direção à Igreja Senhor dos Passos, onde faz uma primeira parada. Depois segue pela avenida Senhor dos Passos em direção à Igreja dos Remédios, onde faz a segunda parada. Segue então pela rua Conselheiro Franco em direção à Catedral Metropolitana de Santana.

Pleitos à João Durval

Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTT – pediram ao senador João Durval, em audiência no gabinete, apoio para a aprovação do projeto que regulamenta a profissão de motorista. Segundo eles o projeto tramita há 21 anos na Câmara dos Deputados e agora chegou ao Senado. O diretor de assuntos trabalhistas da Confederação, Luis Antônio Faustino pediu apoio do senador baiano para a rápida aprovação do projeto. Durval prometeu acompanhar a tramitação e ajudar no que for possível, especialmente na Comissão de Assuntos Sociais, onde é membro titular.

Medidas de economia

A contingência de 15% no orçamento da Prefeitura de Feira de Santana resultou em diversas medidas de economia anunciadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, em reunião com o secretariado nesta quinta-feira. A redução de despesas vai atingir os mais variados segmentos da administração, em todas as secretarias e autarquias.

O secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, fez uma explanação sobre os motivos que levaram o governo municipal a decretar o contingenciamento, na semana passada. A principal delas foi uma redução R$ 10,5 milhões no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos três primeiros meses deste ano.

Em seguida, ele apresentou o elenco de atitudes que devem ser adotadas pelos secretários, para a concretização da extremamente necessária economia nas despesas da máquina pública municipal. Elas serão divulgadas depois de uma redação final que já está sendo elaborada após as discussões da reunião do secretariado.

Social

Chá de bebê de Bianca,foi bastante concorrido, sábado ultimo, no salão de festa do bonito apê da avó Simone Bartilotti Chaves,no edificio João Falção em Salvador. Ajudando a receber estiveram seus pais Cristina Tanure e Mauricio Di Paula, assim como participaram da agradável reunião: Juca Lisboa, Verinha Luedy,Solange Lins de Albuguergue,Renata Magalhães,Claúdia Tanure e Sergio Vilalva,Marta Novis, Zulnara Bartilotti e seu filho Diogo,Simone Najar Gusmão,Elisa Souza Leão,Ana Virgina Vilalva,Licia Tavares,Jojoca Bartilotti, Indáia Duarte, entre muitos outros que não se cansaram de elogiar a fina festa.

Extinção de zona

Até novembro deste ano, a Zona Tampão, localizada ao Norte e Oeste do Estado, será extinta na Bahia. Este compromisso foi celebrado nesta quinta-feira, (25), entre os governos da Bahia e do Piauí, Ministério da Agricultura e os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, componentes da Zona Tampão. Segundo disse o secretário Roberto Muniz, “pactuamos um caminho que nos levará a unir as duas Bahias, a que produz, e a que está impedida de comercializar sua produção. BParte superior do formulário

Negócios

O diretor presidente da Le Biscuit Alvaro Santana acaba de reformar três das 11 unidades do grupo, adaptando-as ao novo conceito mercadológico da rede, com uma ação que reforça a nova política de gestão da empresa. Pretendemos mostrar que a marca baiana também tem força para atrair milhares de clientes”, declarou o diretor presidente. Em um único dia, a empresa prevê fluxo de 100 mil pessoas e um incremento de 800% no volume de vendas.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3028 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]