Prefeito Tarcízio Pimenta promove ações na pasta da Saúde: inspeções, inauguração de policlínica, saúde digital e curso

O prefeito Tarcízio Pimenta: “Com estes investimentos podemos otimizar os serviços e captar recursos, além de ofertar cursos de pós-graduação para servidores”
O prefeito Tarcízio Pimenta: “Com estes investimentos podemos otimizar os serviços e captar recursos, além de ofertar cursos de pós-graduação para servidores”
O prefeito Tarcízio Pimenta: “Com estes investimentos podemos otimizar os serviços e captar recursos, além de ofertar cursos de pós-graduação para servidores”
O prefeito Tarcízio Pimenta: “Com estes investimentos podemos otimizar os serviços e captar recursos, além de ofertar cursos de pós-graduação para servidores”

Prefeito inspeciona unidades de saúde

O prefeito Tarcízio Pimenta determinou ao secretário municipal de Saúde, Rafael Pinto, a verificação rigorosa do encaminhamento das solicitações de exames nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Feira de Santana. A medida foi decidida após inspeção do chefe do Executivo Municipal em algumas unidades de saúde, na manhã desta terça-feira (09/03/2010), para verificar o tempo de retorno às solicitações para marcação de exames.

No PSF Olegário Santos Souza, do bairro Sítio Matias, na região Sul da cidade, o prefeito Tarcízio Pimenta verificou a demanda reprimida de encaminhamento de solicitações de exames. Determinou a apuração imediata para verificar o motivo da demora para encaminhamento de exames e consultas.

O prefeito Tarcízio Pimenta também determinou a disponibilização de funcionários da Central de Regulação visando regularizar a marcação de consultas nesta unidade. Outra medida foi a apuração de responsabilidades de funcionários sobre o encaminhamento das solicitações de exames e consultas.

Em seguida, Tarcízio Pimenta também inspecionou a Unidade de Saúde da Família Dr. Nilton da Costa Falcão, no bairro Parque Panorama. No local verificou a necessidade de manutenção de equipamentos e a eficácia da supervisão das unidades de saúde.

Policlínica inaugurada em 30 dias

O bairro Parque Getúlio Vargas ganha uma policlínica da rede municipal de saúde, com amplas e modernas instalações, dentro de 30 dias. A construção do equipamento está em fase de conclusão da pintura, devendo começar a instalação de equipamentos já nos próximos dias.

As obras de construção foram vistoriadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, que esteve no local acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, na manhã desta terça-feira (09.03.10). Observou toda a estrutura e determinou a aquisição imediata de todos os equipamentos necessários para ofertar serviços de qualidade à comunidade.

A nova unidade de saúde da Prefeitura será interligada ao sistema de Saúde Digital, proporcionando atendimento mais ágil e eficaz aos pacientes. O local também terá sistema de monitoramento por câmeras, resultando em maior segurança para todos.

O prédio, construído em área ampla e de fácil acesso, todo na laje e gradeado, possui vários consultórios clínicos, ginecológicos, pediátricos e enfermaria, ampla recepção, baterias de sanitários, inclusive para portadores de cuidados especiais e também pista tátil para facilitar o acesso de deficientes visuais.

Saúde Digital impressiona prefeito

O prefeito de Resende (RJ), José Rechuan (DEM), está impressionado com os investimentos na saúde pública de Feira de Santana a partir da implantação do programa Saúde Digital. Em visita à cidade, nesta terça-feira (09), destacou a coragem do prefeito Tarcízio Pimenta em “promover investimentos que resultam em tanta eficácia no atendimento à população”.

Acompanhado do secretário de Saúde de Resende, Daniel Brito Pereira, e da responsável pelas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), Ana Paula, o prefeito José Rechuan observou o atendimento aos pacientes na Unidade Básica do Cassa, no bairro Capuchinhos, e na Policlínica do Tomba. Acompanhou desde a recepção de quem busca os serviços, desde a identificação dos pacientes pela biometria digital, a emissão de prontuários eletrônicos até emissão de receitas impressas no computador.

José Rechuan observou que o sistema digital empregado na saúde pública em Feira de Santana é bem diferente do observado em qualquer outro lugar do país. “Foge bastante do normal. Enquanto em outras cidades observamos um sistema bastante burocrático, com muitas dificuldades, aqui vemos um mecanismo muito fácil, realmente colocando a informática a serviço da população no que há de mais maravilhoso na prestação de serviços que é a saúde pública”, frisou.

Médico por formação, José Rechuan destacou também que o sistema utilizado é de ponta. “O sistema é tão moderno e tão cômodo que as pessoas só percebem o benefício quando está faltando. Por isso tenho que parabenizar o prefeito Tarcízio Pimenta porque poucos têm a coragem de colocar o que ele tem colocado à disposição da comunidade com tanta eficácia”, concluiu.

Curso de pós-graduação para Saúde

O Governo Municipal está avaliando a viabilidade da oferta de curso de pós-graduação Latu Sensus para servidores públicos municipais da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa visa otimizar e qualificar os recursos humanos, de forma a oferecer melhores serviços à comunidade feirense.

O prefeito Tarcízio Pimenta observa a importância de investir na qualificação de profissionais na área de saúde. “Com estes investimentos podemos otimizar os serviços e captar recursos, além de ofertar cursos de pós-graduação para servidores”, frisou.

O anti-projeto para oferta dos cursos está sendo avaliado através de parceria com o Instituto Geraldo Leite e possui duas linhas de ação, sendo uma voltada para a gestão de equipamentos hospitalares e curso para especialização em gestão para o SUS.

A parceria foi discutida entre o prefeito Tarcízio Pimenta, o presidente do Instituto, professor Geraldo Leite, a assessora técnico-científica Graça Leite e de Anaci Paim. O curso é direcionado para profissionais da área de saúde com nível superior.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.