PM realiza ação social em Pernambués

Atividades sociais, culturais, muita recreação e orientações sobre prevenção a acidentes e cuidados com a saúde. Assim começou a manhã deste sábado (06/03/2010), para os moradores da comunidade de Pernambués, que prestigiaram as ações realizadas pela 1ª Cia Independente, no Centro Social Urbano do bairro.

São mais de 10 serviços gratuitos, entre eles, atendimento médico, orientações odontológicas, atividades recreativas como teatro, música e dança, atendimento jurídico, palestras sobre amamentação, primeiros socorros e prevenção de acidentes. Dona Celeste Araújo, de 39 anos, foi uma das que prestou muita atenção nas orientações sobre como evitar a explosão de um botijão de gás em casa. “Foi muito importante pra mim, eu já sofri um acidente com gás e agora sei como evitar, a gente tem que estar preparado pra esse tipo de coisa”, declarou a dona-de-casa.

Segundo o Major Nivaldo Castro, comandante da 1ª Cia, a partir das ações realizadas nos bairros é que são escolhidos os serviços a serem oferecidos. “Nós vamos aperfeiçoando a medida que vamos fazendo as ações e compreendendo o que a comunidade precisa, pesquisando entre a população, quais as principais carências de serviço”, pontuou. Ele afirmou ainda que a ação também conta com a participação de associações comunitárias tanto para informar a população sobre a iniciativa, quanto para colaborar com a organização do evento.

Os oficiais do Corpo de Bombeiros da PM esclarecem dúvidas e demonstraram de forma prática, usando um manequim, como fazer os primeiros socorros, entre eles, uma ressuscitação cardiopulmonar, que pode salvar a vida de uma pessoa se feita a tempo antes do socorro médico. A jovem Caroline Santos, de 9 anos, contou o que aprendeu. “Eu aprendi como desengasgar um bebê e depois ligar para o 193, que os bombeiros chegam para resolver”, explicou.

As crianças além de jogar capoeira, futebol e se divertirem brincando muito, também puderam conhecer os equipamentos utilizados pelos diversos grupamentos da PM, como as motocicletas e viaturas, passearam nos cavalos da Polícia Montada e tiraram foto com os cachorros treinados pelo Batalhão de Choque. A Policia Ambiental montou um painel especial para explicar como funciona o trabalho de preservação da natureza, incluindo o trabalho realizado com abelhas. “Quando eu crescer, quero ser do Batalhão de Choque pra combater os ladrões e trabalhar com os cachorros que eu gosto muito”, afirmou o pequeno Edson Silva, de 9 anos.

Os adultos aproveitaram para utilizar os serviços de massoterapia, aferir a pressão arterial e fazer consultas com um clínico geral nos postos de atendimento médico. “Isso é ótimo, muito instrutivo e útil para a população, é bom que as pessoas venham prestigiar, porque os serviços estão ótimos”, comentou o aposentado Renato Pereira.

Esta é a primeira ação social realizada pela PM em 2010 e a expectativa é que mais de três mil pessoas sejam atendidas das 8 da manhã às 17 horas em todos os serviços. De acordo com o Comandante Geral da PM, cel. Nilton Mascarenhas, a idéia é promover uma interação cada vez maior entre a polícia e a comunidade em ações não só policiais, mas sociais permanentes.

“Esse tipo de iniciativa faz com que a sociedade acredite mais na nossa instituição, não vendo só o policial na rua, mas fazendo um trabalho social em todas as áreas. A cada mês nós vamos estar num bairro que necessite dessa atenção, a ser escolhido pelo próprio Comando da PM, de acordo com as carências de cada comunidade”, assegurou o cel.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]