Eleições 2010: confira a relação de partidos aliados a Dilma Rousseff

Pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.Pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, quer juntar ao redor o maior número de legendas que hoje (06/03/2010) estão na base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira a relação de partidos

PMDB
Principal sigla na aliança presidencial, foi a primeira a anunciar a intenção de fechar acordo com o PT. Agora, negocia os termos da aliança nos estados. A legenda deverá indicar o vice na chapa de Dilma.

PDT
Os pedetistas também decidiram pelo acordo com os petistas, dando o tempo de televisão do partido para a ministra da Casa Civil. A sigla correu para anunciar a intenção de fechar a aliança para não se tornar coadjuvante nos acordos.

PR
O Partido da República, criado após a fusão do PL com o Prona, também decidiu ir com a ministra Dilma. A negociação, agora, é se o PR simplesmente apoiará, sem conceder o tempo de televisão, ou se coligará oficialmente.

PCdoB
Aliados históricos do PT, os comunistas também estão fechados com a pré-candidata petista. A legenda ainda fará uma aliança oficial.

PP
O Partido Progressista tende a apoiar a ministra Dilma Rousseff.
Poderia haver uma dissidência pelo apoio ao PSDB, caso o candidato à Presidência fosse o governador mineiro Aécio Neves.

PTB
Apesar de ser da base do presidente Lula, o partido do deputado cassado Roberto Jefferson (RJ) deverá fechar acordo, sob protestos da ala governista, com o potencial candidato do PSDB, José Serra.

PSB
O partido vive um dilema sobre se lançar ou não na corrida presidencial com o deputado Ciro Gomes (CE) como candidato. O parlamentar mantém a decisão de entrar na disputa pelo Palácio do Planalto. Mas o partido dá sinais de que vai preferir uma aliança com Dilma.

PV
Os verdes lançarão a senadora Marina Silva (AC), que deixou o PT justamente para se jogar na corrida pelo Palácio do Planalto.

PRB
A legenda do vice-presidente José Alencar fechará com a candidatura petista.

PMN
O nanico PMN, que se coligou com o PT na eleição de 2002, até agora não manifestou apoio a nenhum dos pré-candidatos.

PSC
O PSDB negocia o apoio do Partido Social Cristão ao governador de São Paulo, José Serra.

PHS
O Partido Humanista da Solidariedade lançará o advogado Oscar Silva como candidato à Presidência da República.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]