Parlamentar baiano defende mudança dos contratos do FIES

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) defendeu nesta terça-feira (16/03/2010), no plenário da Câmara, que sejam revistos os contratos do FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Recentemente, o parlamentar baiano solicitou a revisão dos juros do FIES junto à Caixa Econômica Federal, que reduziu a taxa para novos contratos. “Temos hoje 539.908 alunos participantes do FIES, 179.565 alunos estudando e valendo-se do benefício, 276.270 contratos em fase de pagamento e 37.209 acionados judicialmente. Há 25% dos contratos inadimplentes”, lembrou o deputado.

A taxa de juros, que já foi de 9% ao ano, baixou para 6,5% e atualmente se encontra em 3,5% mas somente para novos contratos. Quanto ao prazo, foi ampliado de duas para três vezes o período financiado do curso para quitação da dívida. “Entretanto”, alerta Carneiro, “necessária se faz a renegociação das dívidas com base na nova taxa de juros de 3,5%, expurgando os excessos cobrados com base nas taxas anteriores. Não é possível que somente os novos alunos sejam beneficiados pois aqueles que já se formaram encontram dificuldades para pagar, já que a graduação não é sinônimo de emprego garantido”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]