OMT pede ação conjunta para crescimento do turismo no mundo

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Agência da ONU participa do ‘ITB Show’, feira do setor realizada em Berlim, na Alemanha; evento reúne especialistas, operadores de turismo, hotéis e transportadoras até 14 de março de 2010.

É essencial que existam formas para se colocar o setor de turismo em posição estratégica em qualquer novo ciclo econômico.

A afirmação foi feita pelo secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, OMT, Taleb Rifai, em discurso de abertura do ‘ITB Show’, feira do setor realizada em Berlim, na Alemanha.

Recuperação

O evento começou oficialmente nesta quarta-feira. A feira reúne especialistas, operadores de turismo, hotéis e transportadoras até 14 de março.

Segundo a OMT, 2009 foi um dos anos mais difíceis da história do setor, com queda de 4% nas chegadas de turistas internacionais e retração de 6% nos ganhos.

A diretora adjunta do departamento de Tendências de Mercado da OMT, Sandra Carvão, que participa do evento na Alemanha, disse à Rádio ONU, de Berlim, que a previsão para 2010 é positiva.

“Esse será um ano melhor do que o ano passado, sem dúvida nenhuma. A questão agora é que estamos numa situação de recuperação. Dentro dessa crise o setor de turismo tem que ser visto cada vez mais como um setor que pode contribuir ao desenvolvimento econômico e ao crescimento dos países”, afirmou.

Crescimento

A previsão da Organização Mundial do Turismo é de crescimento entre 3% e 4% nas chegadas internacionais de turistas em 2010.

Na abertura de feira, Taleb Rifai também afirmou que é preciso trabalhar em conjunto para garantir políticas de apoio global ao crescimento sustentável do setor.

Ele lembrou ainda que o turismo pode criar empregos e pediu uma iniciativa coletiva para estimular a preservação e geração de trabalhos decentes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114864 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.