Novas escolas serão inauguradas no interior do estado

Logomarca do Jornal Grande Bahia..Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Os estudantes do Colégio Estadual Maria Leal Lopes, em Nova Ibiá, terão um estímulo a mais para estudar. Eles vão começar o ano letivo em um prédio novo. O governador Jaques Wagner e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, inauguram, nesta quinta-feira (04/03/2010), a nova sede da unidade escolar no município a 322 quilômetros da capital baiana. Além disso, eles entregam à comunidade de Gandu o prédio do Colégio Estadual Polivalente totalmente reformado. As duas obras representam um investimento de mais de R$ 1,1 milhão.

Para este ano, está prevista a conclusão de mais 85 escolas, incluindo unidades em assentamentos e comunidades indígenas. As obras totalizam cerca de R$ 65 milhões. A medida atende a um compromisso do governo de democratizar e ampliar o acesso à educação em todo o Estado. Com a inauguração da nova sede do Colégio Estadual Maria Leal Lopes, os estudantes vão deixar a casa onde o colégio funcionava em estrutura improvisada para ocupar uma escola com instalações adequadas. A nova unidade é dotada de seis salas de aula, laboratório, salas de vídeo, leitura e informática, quadra de esporte, cozinha e está adaptada dentro das normas de acessibilidade.

“É um espaço mais arejado, mais ventilado, com certeza os alunos ficarão muito felizes”, avalia a ex-aluna Tamires Santos, 22 anos, que estudou na unidade até o ano passado, quando concluiu o ensino médio. Com capacidade para 960 alunos, o Colégio Maria Leal Lopes é o único estadual da cidade de Nova Ibiá e funciona nos turnos matutino e noturno.

“Depois de todas as dificuldades de infraestrutura que passamos, agora estamos no céu e muito felizes”, considera a diretora da unidade, Rita de Cássia do Nascimento. O nome do colégio homenageia a primeira professora do município, que faleceu em 2008. Filhos e netos da educadora passaram pela unidade escolar e, até hoje, mantém vínculo com a escola.

Gandu

Depois da inauguração em Nova Ibiá, governador e secretário inauguram, às 14h, a reforma do Colégio Estadual Polivalente de Gandu. Criado em 1972, a escola dispõe de 15 salas de aula e funciona nos três turnos, com capacidade para atender a 1.920 alunos. O prédio passou por uma reforma geral, que abrangeu toda a sua infraestrutura e respeitando a acessibilidade. O prédio adaptou os sanitários para pessoas com deficiência e recebeu rampas de acesso. Além disso, ganhou uma quadra de esportes, laboratórios de informática, teatro de arena, biblioteca, cantina e sala de informática. “Estamos agora com uma excelente infraestrutura. Foi um presente não só para os alunos, mas para toda a comunidade de Gandu, que esteve com o seu colégio sucateado e, agora, ganha um prédio lindo”, ressalta José Geovane, diretor da unidade.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]