Nelson Rodrigues e o complexo universo no palco do CCAAm

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

O universo de Nelson Rodrigues, o mais polêmico autor brasileiro, em um dos seus textos mais complexos, com montagem inovadora e audaciosa: a peça “Valsa nº 6”, retorna à cena, no palco do Centro de Cultura Amélio Amorim, nos dias 5, 6 e 7 de março de 2010, às 19:30 horas, com a Companhia Teatral Girassol, com ingressos populares – R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 a meia.

“Valsa nº 6” foi escrita por Nelson Rodrigues em 1951, para marcar a estréia da irmã Dulce Rodrigues. Ficou pouco em tempo em cartaz, apesar dos aplausos da crítica. É um monólogo bem ao estilo do dramaturgo: a personagem Sônia é uma adolescente assassinada aos 15 anos, morta e viva em cena, que delira.

A montagem feirense, com adaptação e direção de Gugu Anjos, a personagem Sônia é interpretada por três atrizes – Edilma dos Anjos, Elaine Mattos e Keu Kosta, que se revezam na ruminação de lembranças amargas, envolvendo os personagens que marcaram sua vida, principalmente a mãe e Drº Junqueira, maníaco sexual suspeito do crime.

O recurso utilizado pelo diretor ao invés de complicar a compreensão da trama, de natureza já complicada, ajuda na compreensão: as três atrizes demonstram química perfeita, oscilando as alucinações da personagem, ora uma criança idiotizada, ora uma mulher fatal. “A composição do personagem e dos elementos introduzidos em cena é resultado de inúmeras experimentações e pesquisas sobre o universo rodriguiano”, explica Gugu Anjos.

Elaine Mattos, como o diretor e as duas outras atrizes, é estudante de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Não economiza elogios à obra ousada e inovadora de Nelson Rodrigues que está para o teatro brasileiro como a Semana de Arte Moderna está para a literatura e artes plásticas. “É um desafio encarar um personagem tão complexo, principalmente com uma montagem ousada. Mas valeu a pena. Sônia arrebata, cativa e, principalmente, emociona”, afirma.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]