Municípios do Médio Rio de Contas recebem obras em segurança, saúde e educação

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Diversas obras foram entregues, nesta quinta-feira (04/03/2010), à população dos municípios de Nova Ibiá, Itamari e Gandu, localizados no Território de Identidade Médio Rio de Contas.

Os moradores de Nova Ibiá, a 322 quilômetros de Salvador, agora contam com o Colégio Estadual Maria Leal Lopes totalmente reformado, uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), uma viatura da Polícia Militar, além de serem beneficiados pelo Programa Luz para Todos.

Na cidade, o governador Jaques Wagner entregou ainda seis viaturas, modelo blazer, para intensificar o policiamento ostensivo dos municípios da região. Os veículos padronizados fazem parte de um total de 1.120 que serão entregues pelo Estado até o final deste mês e distribuídas por todo território baiano.

O Colégio Estadual Maria Leal Lopes, cuja reforma envolveu recursos da ordem de R$ 721 mil, passou por adaptações, com a construção de rampas para pessoas com deficiência, quadra de esporte, laboratórios de informática e de ciências e sala de leitura.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, a reforma nas unidades escolares ocorre em todo estado, a fim de oferecer aos estudantes da escola pública, melhores condições na estrutura escolar e, consequentemente, um ensino de qualidade.

“Com estes novos equipamentos, nossos alunos terão mais qualidade nos seus estudos. Estamos com esta política e, ao longo do ano letivo, estaremos visitando nossas unidades e reestruturando as que necessitarem”, disse Barreto.

Na área da saúde, os moradores do povoado Pedra Branca, na zona rural, recebeu uma unidade do PSF, por meio da qual poderão ter acesso a Atenção Básica. Durante a solenidade de entrega das obras, foi autorizada perfuração de poços na zona rural e firmado convênio com a prefeitura para reforma e ampliação do Centro de Saúde Nivaldo Andrade de Souza.

Mais investimentos

Em Itamari, os comerciantes puderam ter suas reivindicações atendidas por meio da conclusão das obras do mercado municipal, que conta com 28 boxes. Com a obra, que recebeu investimentos de R$ 192 mil, os agricultores poderão comercializar seus produtos com mais facilidade.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária Beneficente Central de Itamari, João Nery Brito, antes do mercado, que deverá entrar em funcionamento na próxima semana, os comerciantes vendiam os produtos em qualquer lugar, sem organização, dificultando o acesso de consumidores.

“Era uma falta de organização total. Nossos produtos ficavam expostos na rua, muitas vezes sem higiene. Aqui, no mercado, estaremos em condições dignas. Além disso, o consumidor vai encontrar tudo num só lugar, sem precisar sair procurando pelas ruas”, enfatizou Brito.

A população também recebeu o Centro de Fisioterapia, que tem como objetivo atender aos idosos que sofrerem algum dano físico. Segundo a fisioterapeuta responsável pelo centro, Clarissa Tahing, os pacientes também vão participar de atividades físicas para melhorar suas condições de saúde.

Em Itamari também foram entregues mais seis viaturas padronizadas, totalizando 12 para a região Médio Rio de Contas. “Estas obras em diversas áreas mostram como o governo tem se preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população baiana. Porque não basta apenas fazermos presídios e entregarmos viaturas, mas investir na educação, no social e na saúde”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Ele também visitou o município de Gandu, onde entregou mais seis viaturas, desta vez para os municípios do Baixo Sul. Lá, o Estado realiza até segunda-feira (8), o Programa Saúde em Movimento, que presta serviços à população na área oftalmológica, com 59 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

A equipe do Saúde em Movimento é composta por 130 profissionais, entre médicos (de diversos estados do país), enfermeiros, instrumentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de sala e pessoal de apoio.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]