Moradores de Cajazeira, Periperi e Liberdade contam com novos Postos do PROCON

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Oferecer acesso gratuito aos serviços de direitos do consumidor à população de baixa-renda. Este é o principal objetivo dos três novos postos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), entregues nesta quinta-feira (25/03/2010) aos moradores de Cajazeiras, Periperi e Liberdade, beneficiando uma população de quase 500 mil habitantes.

A telefonista Elenice dos Santos, 37 anos, residente no bairro de Fazenda Grande IV, foi a primeira a utilizar o serviço. Ela comprou um celular há um mês e logo apresentou defeito. Esteve na loja, mas o estabelecimento a encaminhou para a assistência técnica. O aparelho saiu da assistência aparentemente normalizado, entretanto, uma semana depois, o equipamento voltou a apresentar mesmo problema.

Cansada das idas à loja para reclamar, a telefonista resolver buscar seus direitos no Procon, na Avenida Carlos Gomes, mas por causa da distância Elenice desistiu do processo. Agora, mais uma vez, ela retorna ao Procon para tentar reativar o seu processo contra a operadora de celular. “Este posto aqui em Cajazeiras é pertinho da minha casa. Para chegar até ao Procon da Carlos Gomes eu levava uma hora e meia, sem falar do tempo que eu perdia esperando ônibus. Só faltava o Procon no SAC de Cajazeiras e agora com este serviço posso lutar pelo cumprimento de meus direitos de consumidora”, afirmou.

Segundo a superintendente do Procon Bahia, Cristiana Santos, com a inauguração destes postos, há um incremento de aproximadamente 40% no número de atendimento em 2010, permitindo chegar a 65.545 atendimentos. Ela garante que 80% dos casos são resolvidos em menos de quatro meses.

Quem for ao posto do Procon instalado em um destes bairros, vai contar com serviço de educação e orientação às relações de consumo, podendo tirar dúvidas sobre seus direitos, bem como poderá tentar solucionar problemas relacionados a consumo. O atendimento será por meio telefônico por meio de audiência com conciliador do órgão, para comparecimento do consumidor e a empresa.

Além de Salvador, o município de Jequié também já conta com o atendimento, onde o posto foi inaugurado nesta quinta-feira (25), a primeira cidade do interior a receber a unidade. O governador Jaques Wagner afirmou que o Estado está estendendo o serviço do Procon para o interior e para os bairros de baixa renda. “Estamos colocando o Procon nos bairros porque as pessoas costumam comprar seus produtos nos próprios locais onde moram. É um sacrifício a pessoa comprar em Cajazeiras e ter que se deslocar para o centro da cidade”. Para Wagner, é o Estado que tem que oferecer ao cidadão todas as facilidades para solucionar problemas como este, relacionado ao consumo.

Em 2009, o Procon/BA realizou 48.337 procedimentos de atendimento, entre abertura direta de reclamação, simples consulta, atendimento preliminar, dentre outros, conforme dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O órgão baiano está em quarto lugar em atendimento entre os 24 entes federativos integrados ao Sindec, ficando atrás apenas de São Paulo, Distrito Federal e Goiás em 2009.

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