Legado de Gilberto Freyre é tema de palestra em Itaparica

A vida e obra do pernambucano Gilberto Freyre será o tema da palestra com o antropólogo Dário Tavares Santos, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., na Ilha de Itaparica, para celebrar os 110 anos de nascimento do escritor. O evento será realizado na terça-feira (16/03/2010), às 10h.

Com o tema “A importância de Gilberto Freyre no estudo da sociedade brasileira”, a palestra destacará as contribuições do autor de Casa Grande e Senzala na análise da formação sociocultural brasileira.

“A importância do legado de Gilberto Freyre está no conhecimento que ele deixou sobre a sociedade brasileira”, ressalta o palestrante, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e com experiência na área de Antropologia.

Voltada especialmente para estudantes do Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, a palestra gratuita é também aberta à comunidade. “O objetivo é mostrar o valor de obras de Gilberto Freyre, além de Casa Grande e Senzala, para o conhecimento da própria história e da cultura brasileira”, define Dário Tavares.

Casa Grande e Senzala

Considerado uma das mais importantes obras da historiografia brasileira, o primeiro livro de Freyre, Casa Grande e Senzala, foi publicado em 1933 e teve ampla repercussão na época em que foi lançado.

Na obra, Freyre destaca a importância da Casa Grande e da Senzala (moradias do período escravocrata) na formação sociocultural do Brasil. Entre outras importantes obras de Freyre estão Sobrados e Mucambos (1936), Ordem e Progresso (1957) e Vida social no Brasil nos meados do século 19 (1964).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]