Editorial: José Ronaldo e o Democratas sofrem Duro Golpe

Logomarca do Jornal Grande Bahia.Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, sofre um duro revés com a saída do compadre, amigo e parceiro político Fernando de Fabinho. E justamente, para apoiar um projeto político do PT, partido totalmente antagônico ao Democratas. Mais do que votos, a saída de Fernando é carregada de simbologia. Da incapacidade de aglutinar forças políticas em torno da liderança exercida por Paulo Souto, José Ronaldo, ACM Neto e José Carlos Aleluia.

O Democratas prova do próprio veneno, ao ver cooptados quadros políticos pela possibilidade de ocupação de cargos e manutenção de mandatos. O falecido senador Antônio Carlos Magalhães buscava apoios oferecendo a dupla: cargos e/ou obras. Seus seguidores foram na mesma linha: Otto Alencar, Antônio Imbassahy, César, Borges e Paulo Souto. Apenas se esqueceram que ACM buscava espaço ora no Governo Federal, Estadual ou na prefeitura de Salvador para apoiar estas ações.

No momento o DEM vive o seu ocaso político e o prefeito Tarcízio Pimenta é alçado à condição de importante figura no cenário nacional partidário. Por ser um dos poucos remanescentes a ocupar uma prefeitura do porte de Feira de Santana. Também oriundo do carlismo, o vereador Roberto Tourinho (PSB/Feira), em pronunciamento na câmara municipal brincou com o colega: “vereador Lulinha (Luíz Augusto de Jesus (DEM)), tome cuidado para o senhor não ser o último a sair e ter que apagar a luz”. O clima é de deboche e vendita (vingança).

O ambiente é de grave dificuldade política para o DEM: Arruda preso por corrupção, a candidatura de Serra à presidência perde pontos. O ex-governador e ex-senador por duas vezes, Paulo Souto, observa imobilizado, esvair-se à condição de líder. Apenas constituindo-se em um nome, que está na memória do povo baiano. Seus antigos liderados o deixam, um após o outro. É como se não acreditassem no seu projeto e em sua eleição e na de José Serra. Mas, em política tudo pode mudar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).