Jornal Le Monde diz que Lula desperta simpatia e irritação em Israel

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Em um artigo publicado na edição de segunda-feira, o jornal francês Le Monde escreve que os israelenses aguardavam a chegada do presidente Lula nesta segunda-feira, em Jerusalém, com um misto de simpatia, condescendência e aborrecimento.

“Eles estão na expectativa e são sensíveis a esta visita, a primeira de um chefe de Estado brasileiro na região desde a passagem de Dom Pedro II em 1876”, lembra o diário francês.

Classificando Lula de presidente popular, o Le Monde diz que, graças a seu passado sindicalista, o brasileiro se considera um negociador nato e um homem de diálogo capaz de resolver conflitos. Mas o jornal lembra que o problema entre israelenses e palestinos é mais complicado do que se imagina e muitos outros homens de Estado experientes já falharam em suas tentativas.

Apesar das boas intenções de Lula, um ponto desfavorável na relação com Israel é sua posição frente à ameaça do Irã e de seu programa nuclear. No último mês de novembro, durante reunião da Agência Internacional de Energia Atômica, o Brasil se absteve de votar a favor de uma resolução que prevê sanções contra o Irã.

O Le Monde ironiza, dizendo que, com esta posição singular, Lula corre o risco de ser pouco apreciado pelos líderes israelenses. Segundo o jornal, os iranianos defendem a destruição do Estado de Israel.

Mas Lula parece não temer as críticas e já adiantou que, sendo um mediador, ele deve ter acesso a todos os níveis do conflito, em Israel, na Palestina, no Irã, na Síria, na Jordânia e em outros países.

 *Com informações de RFI

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]