Intelectuais e Reitores participam de reunião da Academia de Ciências da Bahia

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O campo da pesquisa baiana ganha um novo estímulo a partir da próxima semana. Com apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), intelectuais do estado se reúnem na próxima terça-feira (30/03/2010) para efetivar a indicação formal dos membros fundadores da Academia de Ciências da Bahia.

Reitores, pesquisadores, inventores, cientistas e outras pessoas vinculadas às ciências estão sendo convidados a integrar o comitê. O encontro acontece na Sala Lazareto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), na Federação, a partir das 15h.

Até agora, estão à frente dos trabalhos o ex-governador da Bahia, Roberto Santos, e o diretor-geral do grupo A Tarde e presidente da Academia de Letras da Bahia, Edivaldo Boaventura. Os dois entusiastas e apoiadores das ciências já apresentaram uma pauta de sugestões para a fundação da entidade, como um modelo de estatuto e regimento que está sendo formatado em parceria com a Secti, que tem papel institucional na fundação da entidade.

A expectativa é de que a nova academia estimule a expansão das fronteiras do conhecimento e promova o debate entre diversas correntes de pensamento. Será um espaço para o estímulo da pesquisa, especialmente quando esta for em prol do desenvolvimento econômico e social. Os jovens também serão prioridade dos trabalhos, com estímulo ao interesse pelos temas científicos desde cedo.

A estrutura da academia deve ser de 40 cadeiras, distribuídas entre Ciências Exatas, Ciências Biomédicas, Ciências Humanas e Ensino, Popularização e Administração da Ciência, sendo dez para cada uma delas. Uma lista de patronos também vai ser discutida.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]