Homenagem a Glauco, um espírito exemplar | Por Edward MacRae

Edward MacRae homenageia Glauco Villas-Boas (10.3.1957 – 12.3.2010), cartunista brasileiro e dirigente da Igreja Céu de Maria (Cefluris)

Foi com estarrecimento que recebi a notícia da tragédia que se abateu sobre Glauco e Raoni, sua família e a comunidade do Daime em geral. Ainda não me refiz da profunda tristeza que me abateu. Lembro de nossos primeiros encontros, quando Glauco começou a freqüentar a igreja Flor das Águas em São Paulo, e de como trabalhamos juntos na fiscalização. Desde aquela época sentia admiração pela sua gentileza e disposição para lidar com os mais “rebeldes”.

Creio que para ele essa não era uma classificação pejorativa, o que o levou a posteriormente abrir sua igreja para uma congregação eclética, onde os “rodados” (pessoas com visíveis sinais de patologia mental – nota do blogueiro) também podiam receber uma acolhida. Considero-o um mártir que nos deixou um precioso exemplo de fraternidade e tolerância, a ser seguido por todos que levam a sério a vida espiritual, qualquer que seja o seu entendimento disso.

Carrego sempre comigo um chaveirinho com a estrela do Daime e a Cruz de Caravaca. Agora esse símbolo adquiriu mais um significado e sempre me recordará de seu belo hinário, sua luminosa pessoa e do caminho da Linha da Alegria que ele nos apontava ao cantar:

“Santa Maria Vós me
Deste esta linha de
Cantar com alegria os
Segredos da Rainha.

Vai recebendo todo
Este ensinamento pra
Tirar todo tormento
Que não serve à alegria.

Santa Maria Vós me livra
Dos tormentos, que eu não
Tenho mais tempo com esta
Sombra que judia.

Não vivo mais andando
No descompasso.Quero
Acertar meu passo no
Amor e na Alegria.”

Glauco obrigado por tudo que nos trouxe.

Edward MacRae

*Com informações de Edward MacRae

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]