Gestão das águas da região de Caetité será acompanhada pela ANA

Logomarca do Jornal Grande Bahia..Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Para garantir água de qualidade para consumo humano na região de Caetité, onde uma das principais atividades econômicas é a mineração, a Agência Nacional das Águas (ANA) passa a auxiliar o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) no monitoramento e fiscalização da gestão das águas na região. O envolvimento da ANA foi garantido pelo secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (10/03/2010), com a diretoria da agência, em Brasília.

Além da gestão das águas, a agência deve atuar na outorga de vários empreendimentos que devem ser implantados na região. Um deles é a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, que vai sair do Porto Sul, em Ilhéus, até Figueirópolis (TO). “No seu traçado original, a ferrovia terá um trecho que passará por cima do Rio São Francisco, portanto o envolvimento da ANA é imprescindível para a garantia da licença do empreendimento”, informou Pinheiro.

Outra boa notícia para os baianos é à opção da Bahia Mineração em utilizar a ferrovia como modal de transporte para os minérios de ferro extraídos da região. Segundo o coordenador de Articulação e Comunicação da ANA, Antônio Félix, graças a isso, a solicitação de outorga preventiva para um minerioduto será cancelada pela agência. Segundo Pinheiro, uma próxima reunião, dessa vez na Bahia, com o envolvimento da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Ingá, deve ocorrer nos próximos dias para a definição da abrangência de atuação da ANA na região.

ANA

A Agência Nacional de Águas é uma entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]