Feira de Santana: 50 profissionais trabalham na Central de Regulação agendando exames desta sexta-feira até domingo

Cerca de mil exames já foram agendados para atendimentos a partir da próxima semana durante o mutirão realizado na Central de Regulação do Município. A ação foi determinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na quinta-feira (11/03/2010) visando a marcação de todos os exames em até 72 horas. Desde então, as atividades começaram de imediato, às 18 horas do mesmo dia.

Todos os profissionais da Central de Regulação, em torno de 50, permanecem trabalhando nesta sexta-feira (12), no sábado (13) e no domingo (14) em regime de plantão para dar andamento e finalizar todas as quatro mil guias identificadas pelo secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, durante inspeção em diversas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

De acordo com o secretário, a inspeção nas unidades dos PSF vai continuar nos próximos dias, visando garantir qualidade de atendimento aos pacientes. O trabalho está sendo desenvolvido tanto na zona urbana quanto rural.

A equipe da Central de Regulação está fazendo uma triagem das guias por procedimento e especialidade, conforme a coordenadora da Central, Márcia Cristina Souza. “O prefeito nos convidou a recolhermos todas as guias que estavam dentro da Secretaria e começamos a separar todas elas. Já começamos a marcar todas as guias dentro do prazo estipulado por ele”, disse.

Segundo ela, todos os funcionários estão capacitados e têm travado esforços para marcar os exames. “Garanto que esse prazo vai ser suficiente para a gente. Tem guia marcada para o próximo dia 16. As guias ficaram retidas dentro dos postos e quando o prefeito foi às unidades percebeu esse acúmulo”, ressalta a coordenadora. As guias agendadas serão entregues nas residências pelos agentes de saúde a partir de segunda-feira (15).

Hoje a Central de Regulação atende especialidades e procedimentos, e dispõe de uma equipe nos turnos matutino e vespertino para desenvolverem estes serviços. Depois que as cotas são feitas, é realizada a marcação. As guias saem da Secretaria de Saúde e são entregues aos gerentes dos Postos de Saúde.

“Nós utilizamos o Sistema Digital de Saúde para marcar todos os procedimentos, como o dia, horário e local. Independente dete mutirão iremos continuar com nossos procedimentos que são solicitados”, assegura Márcia Cristina.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]