Evento no Rio de Janeiro debate reforma das Nações Unidas

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Para discutir as dificuldades encontradas pela comunidade internacional em reformular e revitalizar a organização.

Diplomatas brasileiros, franceses e britânicos se reúnem nesta quinta-feira no Rio de Janeiro para discutir o papel do Brasil na reforma da ONU.

O evento é promovido pelo Centro de Informação das Nações Unidas no país, Unic-Rio, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com as embaixadas da França e do Reino Unido.

Revitalizar

Segundo o Unic-Rio, o objetivo é debater questões relativas à dificuldade encontrada pela comunidade internacional em reformular e revitalizar a organização.

O Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Giancarlo Summa, disse à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, que o encontro também faz parte de um esforço para promover a discussão sobre a importância dessa reforma.

“Uma coisa interessante que está se verificando nos últimos anos no Brasil é que as questões de política internacional deixaram de ser apenas para especialistas e acadêmicos e se tornaram parte de um debate mais geral, mais amplo, da opinião pública, inclusive da imprensa”, afirmou.

Conselho de Segurança

Giancarlo Summa afirma que os debates envolvem a reforma do Conselho de Segurança da ONU, que seria um dos principais objetivos da política externa do governo brasileiro.

O evento é aberto a estudantes e jornalistas, e terá transmissão simultânea pela internet e por videoconferência para outras regiões do Brasil. Um dos participantes é o embaixador Gelson Fonseca, ex-chefe da Missão do Brasil junto à ONU.

*Com informações da Rádio ONU

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]