Escola de arte e Tecnologia OI KABUM forma terceira turma

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os alunos da Escola de Arte e Tecnologia de Salvador (Oi Kabum!) têm muito o quê comemorar neste mês. Além da formatura da 3ª turma da escola, no próximo sábado (20/03/2010), a partir de quinta-feira (18) estará aberta a Mostra Como Quê! – uma exposição fotográfica e tipográfica dos trabalhos realizados por 63 jovens dos cursos de formação em linguagens multimídia, como design, fotografia, vídeo e artes gráficas. Em Salvador, a Oi Kabum! é desenvolvida em uma parceria do Oi Futuro com a Ong Cipó Comunicação Interativa, Pelourinho Cultural (IPAC) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Na abertura da mostra ocorrem também o lançamento do livro Design Como Quê!, a exibição de animações de computação gráfica e a exibição do filme Leão Marinho, o primeiro curta-metragem de ficção produzido pelos jovens da turma de vídeo, e mais um dos atrativos que celebram o mês de formatura.

Todos estes produtos são resultado das pesquisas e processos educativos desenvolvidos pela Oi Kabum!, do Oi Futuro. Com unidades em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), as escolas Oi Kabum! promovem a formação de jovens de comunidades populares nas áreas de Computação Gráfica, Design, Vídeo e Fotografia. O primeiro ciclo de formação com duração de um ano e meio é voltado a jovens com idades entre 16 e 19 anos, que frequentem escolas públicas regulares, do ensino médio. Após a etapa inicial, eles podem integrar também o Núcleo Kabum! Novos Produtores, uma extensão do projeto que busca captar, no mundo do trabalho, oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento para estes jovens profissionais.

Mostras

No ano passado, foi inaugurada a nova sede da Oi Kabum! no Pelourinho, em um espaço que permitiu integrar as etapas de formação, o Núcleo de Produção e o projeto Pelourinho Digital – um desdobramento da Oi Kabum! Salvador com foco nas comunidades do Centro Histórico. Na ocasião, foram lançadas as Revistas e Mostras Olha Aí, o Pelô! e Caymmi na Lata, com performances audiovisuais que revelaram mais nuances do talento desses jovens.

Este ano, será lançada a nova mostra e obra homônima Design Como Quê!, que reúne trabalhos das turmas de Design Gráfico e Fotografia, em que os jovens realizam verdadeiro mapeamento das manifestações de design popular, ao demonstrar como as pessoas utilizam a criatividade a arte e a inventividade como maneiras de personalizar e identificar suas atividades produtivas e suas relações e expressões culturais e sociais no cotidiano.O livro traz também vários registros, como depoimentos e imagens das produções destas pessoas.

A diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner diz que as produções mostram que esses jovens já têm um olhar mais sofisticado sobre a arte de tratamento de imagem. “As premiações de vários destes trabalhos no Brasil e exterior são um reconhecimento de que este potencial está presente e só precisa ser despertado para que se obtenha o melhor destes jovens talentos”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.