
O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) disse hoje que o Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão do governo do Estado, está extrapolando em suas funções ao embargar a recuperação de uma avenida no Litoral Norte que já existe há mais de 100 anos. ”Em Mata de São João, o IMA está impedindo a recuperação de uma avenida que está sendo executada com recursos próprios do município e que já existe há mais de 100 anos e com todos os equipamentos de infra-estrutura.
O município está requalificando o acesso a fim de dar mais segurança e uma melhor qualidade de vida aos do distrito de Malhadas, ao recuperar o acesso à Linha Verde, passando por Curralinho. Vai beneficiar a comunidade rural e dos trabalhadores do setor hoteleiro”, disse Bacelar. ”O IMA embargou a obra afirmando que o trabalho tem a anuência da APA Litoral Norte, mas não tem licenciamento. Ora, essa avenida tem mais de 100 anos, tem aprovação do Consórcio Litoral Norte (CLN), dos órgãos municipais e de Meio Ambiente de Mata de São João, além de órgãos estaduais como Embasa, Coelba e de Telefonia como a OI. A avenida é urbanizada, com rede de água e esgoto, posteamento, fiação, e inclusive possui calçadas.
A prefeitura está melhorando a qualidade do equipamento, asfaltando uma avenida que já existe. Esse atraso vem prejudicar a população e pode representar desperdício de recursos públicos já que agora em abril começa o período chuvoso e o que já foi feito pode se perder”, protestou Bacelar. O parlamentar lamentou o fato do IMA ter se transformado em um órgão ”empata-obras”. ”Este IMA tem sido um entrave ao desenvolvimento da Bahia, vide os inúmeros atrasos nos empreendimentos hoteleiros do próprio Litoral Norte.
Alguns empresários estrangeiros inclusive desistiram de investir na Bahia devido à instabilidade do IMA que sequer é controlada pelo Executivo. Só posso atribuir essa ampla independência do IMA ao desejo de cooptação do governo dos dissidentes do PV que estão no órgão”, concluiu Bacelar.