Curso capacita técnicos da EBDA na produção de sementes e mudas

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Visando melhorar a produção de sementes e mudas na região Oeste, a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), realizou, no município de Barreiras, a segunda etapa do VI Curso de Produção de Sementes e Mudas, para técnicos da empresa e de outros órgãos e entidades de extensão rural. Num trabalho de multiplicação, os profissionais capacitados vão repassar os conhecimentos e fomentar a produção de sementes e mudas junto aos agricultores familiares.

Além da parte teórica, o treinamento proporcionou aos participantes visitas a produtores de sementes da região, a Unidades de Demonstração (UD), a comunidades com experiência na produção de sementes, ao viveiro de produção de mudas da fazenda Taquara – no município de Barreiras -, aula prática no Laboratório de Análise de Sementes, da empresa, visita à unidade de beneficiamento de sementes e uma apresentação das experiências exitosas na região.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ações realizadas pela EBDA com alhos nobres, utilizando Câmara de Vernalização – que visa à indução do alho semente à produção mais rápida e de melhor qualidade –, e a áreas de cultivo de algodão colorido.

“A EBDA, como empresa pública de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia, tem o papel de articular e organizar as atividades voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. A capacitação reforça esse compromisso e coloca o agricultor como prioridade dos trabalhos”, enfatizou Emerson Leal, presidente da empresa.

Para o coordenador do programa de sementes, da EBDA, o engenheiro agrônomo Edson Alva, a importância do treinamento será refletida na mudança do perfil dos agricultores familiares, responsáveis pela maior parte da produção de grãos disponíveis para consumo, no Estado. “O reflexo deste investimento já está sendo sentido, pois, além de melhorar a sua produção, produtividade e a qualidade do produto, o agricultor familiar melhora a sua qualidade de vida”, assegurou o técnico. O curso de sementes, que já vem sendo ministrado desde 2007, faz parte do Programa Semeando, desenvolvido pelo Governo da Bahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.