Cruz das Almas vai sediar em setembro encontro da SBPC

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) realiza de 14 e 17 de setembro de 2010, na reitoria da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), em Cruz das Almas, o SBPC Regional. O evento apresenta esse ano como tema principal Ciência e Tecnologia, Inovações no Recôncavo.

O encontro, que é aberto ao público, tem como finalidade apresentar as últimas inovações, atividades e pesquisas elaboradas nas áreas da ciência e tecnologia no Recôncavo. A programação da SBPC Regional também envolve o segmento jovem, a terceira idade e a comunidade acadêmica.

Além disso, o evento oferece palestras, mini-cursos, conferências, mesas redondas, oficinas, apresentações de grupos culturais e shows musicais para diversos tipos de público. Também serão discutidos temas atuais como o uso de energia limpa, robótica, TV digital, exploração de petróleo e gás e a implantação do Pólo Naval, em Maragogipe.

Paralelo ao encontro da SBPC, a UFRB realiza o Seminário de Pós- Graduação e o Seminário Estudantil de Pesquisa. Nos dois eventos, são apresentados os trabalhos feitos por pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da instituição nos cinco campi.

Para o representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFRB e membro da comissão organizadora, professor Carlos Alfredo Carvalho, a escolha de Cruz das Almas para sediar a versão regional do evento deve-se ao empenho da instituição federal junto à SBPC nos últimos dois anos. Outro fator importante é que a entidade científica também se preocupa em dar apoio às instituições novas e com perspectiva de desenvolvimento.

O professor cita ainda a importância do evento para a região. “É o momento ímpar para se discutir ciência, tecnologia e inovação no Recôncavo”, frisa Carvalho.

Criada em 1948, na cidade de São Paulo, a SBPC é uma entidade civil voltada à defesa do avanço científico e tecnológico, assim como a expansão do sistema nacional da ciência e da tecnologia, ajudando na divulgação e popularização dos trabalhos acadêmicos. A instituição conta com mais de 2000 sócios entre pesquisadores, docentes e estudantes.

A entidade promove reuniões anuais e regionais em vários locais do Brasil. Este ano, o encontro anual será realizado em Natal, de 25 a 30 de julho, na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Na Bahia, a SBPC regional já promoveu reuniões nas cidades de Salvador e Feira de Santana.

*Com informações da ASCOM

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]