Crescimento de Dilma nas pesquisas obriga oposição a entrar em alerta e aumenta as pressões para que Aécio aceite a vice de Serra

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

O crescimento da pré-candidata petista, Dilma Rousseff, na última pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial tem preocupado a oposição. Por duas razões, a primeira a redução da vantagem do governador paulista José Serra (PSDB) em relação a Dilma, de 14 para quatro pontos percentuais, foi maior do que se esperava. Os tucanos temem que isso reforce as especulações de que Serra poderia trocar a acirrada disputa nacional por uma reeleição mais tranquila em São Paulo. A segunda preocupação para a oposição é a redução da diferença entre ele e Dilma no Sudeste, de 22 para 14 pontos. Com isso, aumentam também as pressões para que o governador de Minas, Aécio Neves, aceite ser vice na chapa de Serra.

Nos bastidores políticos do tucanato o desespero maior é que a campanha oficial comece com Dilma Rousseff liderando as pesquisas, tirando o maior trunfo do PSDB até então. A queda de Serra nas pesquisas está sendo atribuída pelos seus pares, não só à sua demora para oficializar a candidatura, mas aos problemas enfrentados pelo governador em São Paulo, como as enchentes nos dois primeiros meses do ano.

Acredita o senador democrata José Agripino (RN) que o problema existe pelo fato do PSDB não ter um candidato definido, o que acaba sucitando dúvidas entre a sua base aliada.
Já os tucanos avaliam que a redução da vantagem de Serra para Dilma poderá não só aumentar as resistências de Aécio a compor a vice na chapa de Serra, como levá-lo a se recusar a assumir o posto de candidato à Presidência caso o governador paulista opte pela reeleição no estado. Esta semana em Minas Gerais deverá ser agendado um encontro enter Serra e Aécio.

Outro aspecto com relação a queda de Serra nas pesquisas é que poderá gerar implicações no tocante as negociações para garantir o ingresso do PTB e do PSC na aliança nacional idealizada pela oposição, que garantiria o aumento do tempo de TV do candidato do PSDB de seis para oito minutos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.