Confira a coluna de Antônio Larangeira de 4 de março de 2010

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Confraria reabre hoje 

Logo mais ao meio dia, no Los Pampas, acontecerá reabertura das atividades da Confraria dos Gastrônomos, que terá como convidado especial o expert em culinária internacional e superintendente da Caixa Econômica Federal  Jose Raymundo Cordeiro Junior, que também é  bacharel em Direito. Será um almoço dos mais concorrridos.

Nelson Rodrigues, no  palco 

O universo de Nelson Rodrigues, o mais polêmico  autor brasileiro, em um dos seus textos mais complexos, com montagem inovadora e audaciosa: a peça “Valsa nº 6”, retorna à cena, no palco do Centro de Cultura Amélio Amorim, hoje, se prolongando até domingo, às 19:30 horas, com a Companhia Teatral Girassol, cobrando ingressos populares . “Valsa nº 6” foi escrita por Nelson Rodrigues em 1951, para marcar a estréia da irmã Dulce Rodrigues. Ficou pouco em tempo em cartaz, apesar dos aplausos da crítica. É um monólogo bem ao estilo do dramaturgo: a personagem Sônia é uma adolescente assassinada aos 15 anos, morta e viva em cena, que delira. A montagem feirense, com adaptação e direção de Gugu Anjos, a personagem Sônia é interpretada por três atrizes – Edilma dos Anjos, Elaine Mattos e Keu Kosta, que se revezam na ruminação de lembranças amargas, envolvendo os personagens que marcaram sua vida, principalmente a mãe e Drº Junqueira, maníaco sexual suspeito do crime.

Cronograma 

A Universidade Estadual de Feira de Santana  alterou o cronograma de matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do Programa Especial de Formação para Professores (Proforma e Plataforma Freire), 3ª e 4ª etapas. A matrícula começa em 8 de março. Os convocados para curso a serem oferecidos no campus da Uefs devem conferir as novas datas no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções. O período de realização da matrícula para os cursos fora de Feira de Santana, nos campi de Santo Amaro (Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Matemática) e Lençóis (Licenciatura em Ciências Biológicas) será divulgado posteriormente.

Sarau de abertura 

Um sarau cultural marcará dia 18 próximo, no Centro de Cultura Amélio Amorim, a reabertura dos trabalhos da Academie Feirense de Letras , que será marcado pelo lançamento da Revista Acadêmica de n. 4 , lançamento de CD de poetas feirenses III; CD “Poesia enquanto é tempo” e declamação de poemas e cantorias. O anfitrião será o presidente cronista Eduardo Kruschewsky.

Cocada 

Pelo décimo terceiro ano consecutivo a banda Cocada Puxa, deverá animar a 18ª. Feijoada do Larangeira, que acontecerá dia 10 de abril, na mansão do pecuarista Wilson Paes Cardoso. Um repertorio dos mais animad0s estará na pauta antecedendo o Ministério Jeová Nissi que fará um show de evangelização para os presentes.

Vaga 

Com o falecimento do jurisconsulto Fernando Pinto de Queiroz, surge a vaga na  cadeira de numero 33 da Academia Feirense de Letras. Uma homenagem póstuma será prestada ao saudoso escritor  e fica aberta as proposições de intelectuais para alcançar a vacância.

Mestranda 

A odontologa Diana Aranha, acaba de lograr aprovação em mestrado  numa das unidades de nível superior de Campinas e já viajou para cumprir a missão, estudiosa que é. Todavia ficará no circuito de Feira de Santana e aquela cidade paulista, pois aqui comandará a sua clinica OdontoDia.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3155 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]