Confira os debates da CMFS: Vereador declara apoio a Ronaldo, Vereadores do PP criticam a deputada Eliana Boaventura …

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

CMFS – Câmara Municipal de Feira de Santana

Vereador Ribeiro garante apoio político ao ex-prefeito José Ronaldo

O vereador Antônio Francisco Neto, conhecido na política feirense como Ribeiro, discursou, na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal, sobre sua relação com o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Segundo o experiente vereador, que foi líder da bancada governista no segundo mandato de Ronaldo, o ex-prefeito é um político honrado, que teve todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, e que merece “todo o respeito”.

“Nunca liguei para o prefeito José Ronaldo para ele não atender, ou apresentei uma proposta que não tenha tido sua atenção” afirmou. Para deputado federal, disse o vereador, não poderá contribuir com o ex-prefeito, caso ele dispute uma vaga de deputado, pois já firmou compromisso com a reeleição da deputada Tonha Magalhães.

Para senador, governador ou vice-governador, porém, afirma o vereador do Democratas, caso José Ronaldo venha a disputar um desses cargos, “serei um soldado dele”. “O respeito pelo ex-prefeito é grande, mas quando está administrando, é ele e continua sendo ele”, acrescentou.

O vereador José Sebastião, conhecido Bastinho da Queimadinha, não discursou, mas sinalizou que endossava o discurso do vereador Antônio Francisco Neto, em apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana.

Zé Curuca comemora realizações pelo Governo Municipal em Humildes e Limoeiro

O vereador José Messias, o Zé Curuca, está comemorando conquistas importantes obtidas pela comunidade de Humildes e adjacências, junto ao Governo Municipal. Ele informou, em discurso na Tribuna da Câmara, que foi entregue recentemente, completamente reformada, a Escola Municipal João Duarte Guimarães, no bairro Limoeiro.

A obra beneficia estudantes não apenas do bairro, mas também das comunidades do Fulô, Onça, entre outras, nas imediações. A solenidade de inauguração, disse ele, atraiu muita gente. “Estou pessoalmente muito feliz com essa obra”, afirmou o vereador, que representa o Distrito de Humildes e região.

Em seu discurso, ele convidou a imprensa para participar da inauguração de duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e de uma unidade policlínica que funcionará em regime 24 horas, na sede de Humildes. “O prefeito Tarcízio Pimenta nos atendeu nesses pleitos, beneficiando diretamente a população de Humildes, que agradece a atenção do Governo Municipal”, disse ele.

Zé Curuca justificou que fez mais uma reivindicação que reflete a vontade de milhares de pessoas em Humildes. Ele pediu a Tarcízio que seja disponibilizada internet banda larga para o distrito. Segundo o vereador, o prefeito recebeu com muito boa vontade este apelo e deve iniciar providências neste sentido, dentro do programa “Feira Digital”.

O vereador José Sebastião avaliou que é importante a ação política do vereador José Messias, que tem conquistado benefícios importantes para aquele distrito. “O colega vereador consegue vitórias que devem ser comemoradas pela comunidade”.

Vereadora indignada com comentários da deputada Eliana Boaventura

Comentários da deputada estadual Eliana Boaventura, com um colega da Assembléia Legislativa, deixaram indignados a vereadora Eremita Mota de Araújo. Em discurso na Câmara, ela afirmou que Eliana não está agindo com ética, ao atacá-la diante de outros políticos. “Estou informada de que ela falou muito mal de mim a um deputado em Salvador, disse que sou desonesta e que eu a traí. Como alguém da experiência de Eliana, se presta a uma coisa dessas?” lamenta a vereadora.

“Não me prestaria nunca a um serviço desses, atacar um colega meu junto a terceiros. Digo a Eliana que não tenho mágoa dela, nem ando falando dela em lugar algum. Nunca disse ‘não vote em Eliana’. Talvez, de hoje em diante, passe a agir assim, visto que não tem me tratado com ética”, disse Eremita, indignada.

Eremita afirmou que também ouviu comentário de que Eliana estaria com “uma raiva muito grande de mim e de Getúlio (o vereador Getúlio Barbosa). Maior ainda de mim”. No entanto, assinalou, foi à vereadora que apoiou a deputada. Atendendo a um pedido do prefeito José Ronaldo, ela declarou que ajudou à deputada em sua campanha. “Foi por causa dele que a ajudei, já que nem a conhecia”.

Por outro lado, a vereadora diz que a contrapartida da deputada praticamente não existiu. “Ela conseguiu uma sala para mim no seu gabinete. Serviu para mim, mas também para ela, pois trabalhei ali por sua eleição”.

Eremita relatou um episódio ocorrido há alguns anos, quando Eliana não a recebeu em sua residência. “Fiquei três ou quatro horas embaixo de uma árvore. Quando ela saiu pela garagem ao lado, me disse que iria ao dentista”.

Segundo a vereadora, Eliana se afastou de Feira de Santana, anos atrás, e colocou a culpa no acidente que a mãe dela sofreu na BR 324. “Quando chega perto da eleição, sabe montar um lindo gabinete para atrair eleitores”, criticou. “O tempo se encarrega de dizer quem é Eliana em Feira. Como conseguiu seus votos, porque conseguiu se eleger”, afirmou.

Sargento Joel otimista com aprovação da PEC que institui piso nacional dos policiais militares

Os policiais militares de todo o país estão bem próximos de conseguir uma vitória histórica, informa o vereador Otávio Joel de Araújo, o conhecido Sargento Joel. Ele esteve em Brasília, semana passada, acompanhando de perto a votação, no Senado, da Proposta de Emenda Constitucional de autoria do deputado Paes de Lira, PTC de São Paulo, propondo a instituição de um piso salarial nacional para os policiais.

Sargento Joel diz estar otimista em relação à aprovação desta matéria, pelo Senado. Caso a PEC passe pelo crivo do Congresso Nacional, policiais militares de todo o Brasil passam a receber um soldo bem superior ao que muitos estados pagam atualmente. O menor salário a ser pago a um soldado vai ser da ordem de R$ 3.500,00. Para oficial, o piso será de R$ 7 mil para oficial.

“Nessa primeira votação da PEC, o senador Renan Calheiros, em articulação com outros senadores, conseguiu uma tranqüila aprovação, com 306 votos”, disse o vereador, que passou quase toda a semana na capital federal, ao lado de várias lideranças políticas baianas ligadas ao movimento da Polícia Militar.

O vereador Marialvo Barreto afirmou que profissionalizar o policial é um avanço significativo para a segurança pública. “O piso nacional vai permitir que jovens preparados sejam atraídos para a polícia. Parabenizamos os deputados feirenses, todos ligados ao governo Jaques Wagner”, por participar dessa luta.

Sargento Joel disse que a causa é suprapartidária. “Tivemos parlamentares de oposição ao governo Lula que também apoiaram a Proposta de Emenda Constitucional”, afirmou. Esta semana devem ser votados destaques da PEC. A expectativa é que ainda este mês aconteça a segunda e última votação do projeto.

Câmara registrará, com sessão especial, os 185 anos da Polícia Militar.

As comemorações pelos 185 anos da Polícia Militar, registrados este ano, vão ser registradas pela Câmara Municipal de Feira de Santana. Um requerimento propondo uma sessão especial sobre o tema, de autoria do vereador Ewerton Carneiro, o Tom, foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (9). O evento deverá ser realizado no dia 18 de março.

O vereador Tom, que é policial militar de formação, espera que a sessão seja prestigiada pelas autoridades municipais e possa ser um momento não apenas de comemoração, mas também de reflexão sobre o papel da Polícia Militar e os desafios que a corporação tem de enfrentar na luta pela redução da criminalidade em Feira de Santana.

Getúlio e Eremita respondem declaração de Eliana Boaventura

Os vereadores Getúlio Barbosa e Eremita Mota, ambos filiados ao Partido Progressista (PP), hoje (09), na sessão da Casa da Cidadania, se pronunciaram sobre a declaração da deputada estadual Eliana Boaventura, em um blog, no qual, afirma que os edis só ficam no partido até 2011. A deputada alegou que Getúlio e Eremita não contribuem com o partido, só criticam, não tem compromisso com o PP.

“A justificativa da deputada Eliana não procede, visto que, em 2004, fui o segundo vereador mais votado com mais de 6 mil votos, por sua vez, na última eleição, fiquei em 1º lugar. Vale salientar que eu não tive ajuda da deputada e nem do prefeito. O meu desempenho nas urnas foi através do meu trabalho, dos meus amigos e da minha equipe”, afirmou Getúlio.

O vereador informou que na eleição que disputou a vaga de deputado estadual, ele obteve, no município de Feira de Santana, 9 mil e 500 votos e Eliana Boaventura, 6 mil votos. “Ela já perdeu eleição até para vereadora”.

Getúlio declarou também: “eu não faço política dando risadas para o governo de plantão. O que eu critiquei no PP foi à falta de comunicação para com os vereadores sobre a aliança do partido com o governo de Jaques Wagner. Eu e Eremita demos a palavra a José Ronaldo e a Tarcízio que o PP ia marchar junto na eleição de 2008. A deputada também apoiou e elogiou Tarcízio, no entanto, acredito por que não foi agraciada com o poder, ela hoje está dissonante com o prefeito municipal. Segundo o vereador, Eliana queria uma secretaria sem ter combinado com os vereadores.

O vereador acrescentou: “Quem vota para ser a favor ou contra os projetos do Município são os vereadores e não a deputada. Eu nunca fui pau mandado. A minha vida toda eu tive a minha independência e aqui eu tenho mostrado. Eu não tenho escorregado para o lado que está poderoso. Nunca peguei o bem público para esconder em minha casa e, posteriormente, distribuí-lo em campanha. Nunca puxei o saco de primeira dama para ter bem público para distribuir e fazer uma política assistencialista, também não faço política para empregar minha família”, declarou Getúlio, enfatizando que é um político que preza pela ética.

Na opinião da vereadora Eremita Mota, a lei de fidelidade partidária é uma vergonha para a política. “É isso que dá você ficar literalmente atrelado a uma pessoa que pega o partido e diz: eu sou a dona”. Segundo Eremita, a deputada Eliana não costuma fazer reuniões com os vereadores do PP. “Fez apenas uma reunião, depois das eleições, para exigir secretaria”, criticou.

Na oportunidade, Eremita afirmou que a deputada é uma derrotada politicamente. Conforme a vereadora, a vida de Eliana é marcada por traições e apoios importantes dos que estão no topo do poder. “Vários políticos já foram vítimas da traição de Eliana, dentre eles: Colbert e José Ronaldo. A deputada é oportunista, foi agora para os Braços de Wagner porque tem medo de perder o poder”. Em seguida, Eremita declarou que nunca precisou se vender a ninguém para ganhar eleição.

Vereador Alcione Cedraz: experiência política à disposição do povo feirense

De volta à Câmara Municipal, após ter passado o primeiro ano da atual legislatura atuando como secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o vereador Antônio Alcione da Silva Cedraz, 64 anos de idade, eleito pelo Democratas, está cumprindo seu quarto mandato consecutivo na Casa da Cidadania.

Advogado dos mais experientes em Feira de Santana, Alcione Cedraz, como é mais conhecido na política local, é esposo da professora Lindinalva Cedraz, ex-gestora da Diretoria Regional de Educação. Ele Esteve secretário de Cultura, Esporte e Lazer, pela segunda vez. No primeiro governo do prefeito José Ronaldo, no cumprimento do mandato legislativo, ele também se licenciou da Câmara para que pudesse aceitar o convite do chefe do Executivo e assumir a pasta.

Além dos quatro mandatos consecutivos, o vereador Alcione Cedraz, que obteve 4.122 votos em sua última reeleição para a Câmara, exerceu a presidência da Câmara de Vereadores no biênio 2005-2006.

A atuação de Alcione na vida pública em Feira de Santana não se limita aos mandatos conquistados com o voto da população, para representá-la na Câmara. Ele também foi presidente do Fluminense de Feira, equipe de futebol profissional mais importante do interior da Bahia.

Nesses quase três anos que restam do atual mandato, o vereador pretende continuar defendendo os interesses do povo feirense, especialmente dos mais carentes, contribuindo com o mandato do prefeito Tarcízio Pimenta, de quem é aliado político.

Câmara faz sessão especial comemorativa do Dia da Mulher

Os vereadores de Feira de Santana se reuniram na noite de ontem (8) em uma sessão especial, para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Diante do plenário e da galeria lotados, eles homenagearam 21 mulheres com a Medalha 8 de Março. O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos das homenageadas, que foram saudados pela vereadora Cíntia Machado.

Em seu discurso de saudação, Cíntia lamentou que em algumas culturas as mulheres ainda sejam subjugadas e sua liberdade e seu espaço na sociedade seja delimitado. “Em nosso país as mulheres são um contingente importante no mercado de trabalho e fazem à diferença no processo de desenvolvimento”, afirmou a vereadora, destacando as mulheres que são “chefes de família”, responsáveis pelo sustento da família.

Como acontece todos os anos, as homenageadas no Dia da Mulher foram escolhidas pelos próprios vereadores. Receberam medalhas Laurentina Conceição, por indicação do vereador Ailton Rios; Solange Guerra (Ângelo Almeida); Dênia Dias de Jesus (Antônio Francisco Neto); Lélia Vitor Fernandes de Oliveira (Antônio Carlos Passos Ataíde); Lindinalva Maria da Silva Cedraz (Alcione Cedraz).

Também foram homenageadas Márcia Cristiani Campos Fernandes (Cíntia Machado); Maria Bastos de Souza (Carlos Alberto Costa da Rocha); Maria da Luz Soares Borges (David Neto); Jivoneide Evangelista dos Santos Carvalho (Eremita Mota); Maria das Graças Pimenta (Ewerton Carneiro); Maria de Lourdes Ferreira (Getúlio Barbosa); Ana Cristina Carlos Emídio de Paiva (José de Arimatéia).

Receberam medalhas ainda Cidália Leal Messias (José Marques Messias); Liamara Oliveira de Souza (José Sebastião Alves); Conceição Maria de Jesus Aranha (Luiz Augusto de Jesus); Genivalda dos Santos Silva (Otávio Joel de Araújo); Maria da Paixão Mascarenhas (Marialvo Barreto); Maria Betânia Knoedt Andrade (Roberto Tourinho); Gilberte Lucas (Reinaldo Miranda Vieira Filho); e Gilvane Marques Cardoso do Carmo (Roque Pereira).

Palestra exalta mulheres que marcaram a história

“A mulher foi feita da costela, imagine se fosse do filé…” Foi com esta frase, retirada da carroceria de um caminhão, que a professora e escritora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira iniciou a palestra que marcou a sessão especial da Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Ela falou sobre mulheres que marcaram a história de Feira de Santana, da Bahia e do Brasil.

Edith Mendes da Gama e Abreu, Amélia Rodrigues e Raquel de Queiroz foram alguns nomes destacados pela palestrante, para evidenciar a importância da participação da mulher nos cenários políticos e acadêmicos. “A mulher marca presença em todos os segmentos”, afirmou Lélia Vitor, que não esqueceu da poeta Georgina de Melo Erisman e Laura Ribeiro Lopes, a primeira geógrafa de Feira de Santana.

A professora Lélia Vitor lembrou que na verdade as mulheres se levantaram reivindicando seus direitos já nos tempos bíblicos, “como aconteceu com as filhas de Zelofeade, que por força da cultura e legislação do povo hebreu, não herdavam a herança dos pais.” Ela enumerou várias mulheres que se destacaram nas áreas da música, literatura, medicina, educação, direito, artes e política.

Vereadoras e servidoras da Câmara homenageadas

Um momento especial foi registrado durante a sessão comemorativa do Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal. A primeira dama do município, Graça Pimenta, homenageou cinco mulheres, a quem entregou flores e brindes, no plenário da Casa da Cidadania. “Graças a nossa luta, hoje ocupamos lugar de destaque em qualquer ambiente”, disse.

Segundo Graça, é incontestável a evolução da mulher. “A mulher que antes era submissa, hoje tem voz ativa. Nós não somos mais coadjuvantes nesse mundo”, afirmou. Ela fez referência ainda à conquista do espaço antes ocupado apenas pelo homem no mercado de trabalho. No Dia da Mulher, a primeira dama acha que há muito o que comemorar: “A nossa existência, nossa luta, nossa determinação”.

Por iniciativa de Graça Pimenta, que foi uma das homenageadas da noite, mereceram honrarias também às vereadoras Eremita de Araújo Mota, Gerusa Sampaio e Cíntia Daltro Machado, além da servidora da Câmara Municipal Maria de Lourdes Ferreira e a chefe do cerimonial da Casa da Cidadania, Daniela Cedraz.

Vereador denuncia descaso no Posto de Saúde de Tiquaruçu

O vereador Roberto Tourinho (PSB), hoje (09), em seu discurso na sessão da Casa da Cidadania, informou que o Posto de Saúde do distrito de Tiquaruçu está funcionando em péssimas condições. Segundo Tourinho, dentre as reclames da população, destacam-se: vacinas com prazo de validade vencido; atendimento de crianças e adultos no mesmo setor; escassez de água para beber e para o atendimento odontológico e falta de produtos de limpeza. “Chegaram até a pedir água sanitária e detergente à comunidade para o posto”.

Na opinião do vereador, “ao invés de insistir em propagandas sobre a informatização do setor de Saúde, a Prefeitura poderia cuidar mais dos Postos de Saúde da zona rural, sobretudo, em Tiquaruçu que se encontra em situação de abandono”.

Para o líder da bancada governista, vereador Ewerton Carneiro – Tom (PTN) não se pode comparar a Saúde promovida pelo Governo Municipal com a que é viabilizada pelo Governo do Estado. Segundo ele, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) é um grande exemplo de irregularidades. “Lá tem crianças e adultos, de todos os sexos, sendo atendidos todos juntos, numa imundice só; faltam neurocirurgiões; há também burocracia e muita demora em transferir um paciente para outro hospital e para realizar exames de média e alta complexidade”, afirmou Tom.

De acordo com o vereador, apesar do pouco tempo a frente do Poder Executivo, o prefeito Tarcízio Pimenta tem realizado importantes ações em prol do setor de Saúde em Feira de Santana, sobretudo, através de implantação de novas unidades de saúde, qualificação da equipe de trabalho, aquisição de equipamentos modernos e agilidade no atendimento. Em seguida, Tom garantiu que o prefeito buscará soluções para as unidades de saúde que enfrentam problemas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113711 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]