Confira as últimas noticias da PMFS: Central de Distribuição de Hortifrutigranjeiros, Guardada Municipal e Vítima de hanseníase

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta revelou que encontra em suas mãos o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana. Foto: ASCOM | JFH
Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta revelou que encontra em suas mãos o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana. Foto: ASCOM | JFH
Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta revelou que encontra em suas mãos o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana.   Foto: ASCOM | JFH
Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta revelou que encontra em suas mãos o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Foto: ASCOM | JFH

Central de Distribuição de Hortifrutigranjeiros

O município de Feira de Santana vai ganhar, em breve, uma Central de Distribuição de Hortifrutigranjeiros. É o que prevê um ante-projeto que está sendo elaborado pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, com estimativa de custo da obra superior a R$ 10 milhões.

A área de terra, com cerca de 112 mil metros quadrados, onde deverá ser construído o equipamento, fica localizada na estrada acesso ao distrito de Maria Quitéria com as margens da rodovia BR-116/Norte. Decreto de desapropriação do local, de número 7.944, foi publicado em jornal de circulação local, edição do dia 24 de fevereiro de 2010.

“Declara de interesse social imóvel situado na zona rural para fins de desapropriação em regime de urgência”, justifica o decreto assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, chefe do Gabinete Milton Pereira de Britto, procurador geral do Município Carlos Antônio de Moraes Lucena, e secretário de Desenvolvimento Urbano José Ferreira Pinheiro.

Na manhã desta quarta-feira (17), José Pinheiro informou que uma empresa será contratada para a elaboração do projeto, mas, a princípio, já é certa a construção de galpões, boxes e plataformas de carga e descarga.

O secretário de Desenvolvimento Urbano disse, ainda, que a localização da área foi um dos principais critérios para a sua escolha, às margens de uma rodovia federal, de grande fluxo, interligando o Sul, Norte e Nordeste.

“O acesso, às margens da BR-116/Norte, facilita o recebimento e distribuição de hortifrutigranjeiros das regiões produtoras, como Juazeiro e Petrolina, além de todas as outras regiões irrigadas pelos rios São Francisco, Cocorobó, Itapicuru, Várzea dos Barris e até da região de Irecê”, ressaltou José Pinheiro.

Segundo ele, o projeto visa interligar também à região o prolongamento da avenida Ayrton Senna, passando pela Mantiba, Matinha, Olhos d’Água das Moças até o acesso ao distrito de Maria Quitéria.

José Pinheiro ressaltou, também, que a Central de Distribuição irá desafogar o Centro de Abastecimento, um dos entrepostos comerciais mais importantes que atende a Feira de Santana e região. O projeto definitivo deverá ser concluído este ano e as obras iniciadas em 2011.

Nesta quinta-feira (18), às 11 horas, o prefeito Tarcízio Pimenta recebe, em audiência uma comissão formada por moradores da localidade. Na oportunidade, o chefe do Executivo vai discutir o assunto, ressaltando a importância do empreendimento.

Vale ressaltar que a desapropriação está prevista na Constituição Federal. Os pressupostos que autorizam tal procedimento são: a necessidade pública, a utilidade pública e o interesse social. Conteúdo previsto no artigo 5º, inciso XXIV.

GM equipada para reforçar segurança

Mais antiga instituição do gênero no país, com 117 anos de fundação, a Guarda Municipal de Feira de Santana passar a contar, nos próximos dias, com um Estatuto e também com equipamentos visando viabilizar a atuação em ações preventivas contra a violência. A novidade foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (17), durante a abertura do I Congresso das Guardas Municipais do Estado da Bahia, que prossegue até quinta-feira (18), no auditório do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), com o tema “A inclusão dos municípios como agente de prevenção à violência”.

Tarcízio Pimenta revelou que encontra em suas mãos o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana. “Já está praticamente pronto, devendo passar pela Procuradoria do Município para análise antes de encaminharmos para apreciação da Câmara Municipal”, afirmou, ao colocar a assessoria da Prefeitura à disposição de outros municípios baianos para orientar sobre a criação do estatuto.

O prefeito também anunciou a publicação de licitação pública, nos próximos dias, para aquisição de quatro carros e mais quatro motocicletas, além de 60 coletes de balísticas, para equipar a Guarda Municipal. E foi condecorado pelo presidente da Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana, Marcos Vinícius Alves dos Santos, com o título de Amigo dos Guardas Municipais.

Marcos Vinícius observou que o Governo Municipal tem saído na frente com os investimentos que vêm sendo realizados na Guarda Municipal, evidenciando um novo modelo de segurança pública e quebrando um paradigma. “Na Guarda Municipal faltava tudo. E o prefeito foi a Brasília buscar recursos. Nós saímos na frente e nos tornamos município Pronasci. E aqui vai ser referência em modelo de Guardas Municipais na Bahia, inclusive com 60 guardas tomando curso da Swat de táticas especiais”, frisou.

A primeira-dama Graça Pimenta ressaltou a importância do evento. “Como servidora municipal, sei da importância da presença dos guardas municipais nos órgãos públicos, visando dar segurança e tranquilidade para todos. Com a presença da Guarda Municipal houve a redução da violência”, frisou.

O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, ressaltou a preocupação do prefeito Tarcízio Pimenta em promover investimentos na Guarda Municipal visando dotá-la de condições para atuar de forma preventiva e auxiliar na segurança do município.

A mesma preocupação foi ressaltada pelo chefe de Gabinete do Prefeto, Milton Brito, ao ser homenageado com a Medalha da Ordem de Amigo da Guarda Municipal.Já o comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, janilson Vitória, ressaltou o desejo de ver as Guardas Municipais de outras cidades seguirem o mesmo caminho em busca do desenvolvimento.

Representante do Corpo de Bombeiros, Capitão Moreira destacou a parceria da instituição com o Governo Municipal, em dezembro do ano passado, visando formar a primeira turma de brigadistas na Guarda Municipal. E o sargento do Corpo de Bombeiros, Isna Boaventura, anunciou palestra sobre a prevenção.

A troca de experiências foi ressaltada pelo representante da Guarda Municipal de Salvador, Ubirajara de Azevedo. Já o comandante da Guarda Municipal de Barreiras, Sargento Bonfim, revelou a satisfação por ver o prefeito Tarcízio Pimenta “preocupado com a segurança pública. Lá em Barreiras a Guarda Municipal também era desacreditada e hoje as Guardas Municipais estão se unindo”, observou.

O secretário de Prevenção à Violência de Aracy, Edvaldo Souza de Araújo, destacou o desejo de morar em Feira de Santana ao observar as conquistas do Município. “Porque vejo a dedicação do prefeito Tarcízio Pimenta. Também é a mesma preocupação da prefeita de Aracy”.

Durante o evento também estiveram presentes representantes das Guardas Municipais de cerca de 30 municípios, com destaques para os de Barreiras, Serrinha, Santa Bárbara, Aracy, Jequié, Jacobina, Alagoinhas, Maragogipe, Salvador, Taperoá e Juazeiro, além da Brigada de Emergência da Guarda Municipal de Feira de Santana..

Vítima de hanseníase teve acompanhamento

A descontinuidade do tratamento de hanseníase por conta conta própria pode trazer sérios riscos ao paciente, inclusive à sua vida. Num caso recente ocorrido na noite de terça-feira (16), o paciente José de Jesus, morador do bairro Rua Nova, não resistiu ao diagnóstico avançado, com feridas infectadas por todo corpo e lesões ulceradas, e foi a óbito.

O paciente ainda procurou a policlínica do bairro Rua Nova, às 19h30, onde recebeu todo o primeiro atendimento pela enfermeira e médico plantonista, e as feridas foram cuidadas para trazer conforto e minimizar as dores. Mas foi preciso encaminhá-lo ao Hospital Geral Clériston Andrade, quando ele estava acompanhado por uma técnica de enfermagem e o seu filho.

Na unidade, o paciente não foi internado e o plantonista o encaminhou novamente para a policlínica, conforme a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, com a justificativa de que o Hospital Geral Clériston Andrade estava lotado. O paciente ainda foi encaminhado para o Hospital D. Pedro de Alcântara, mas também não foi aceito nessa unidade.

Com isso, foi preciso retornar com José de Jesus à policlínica. “Ele já voltou num quadro com desconforto respiratório, levando a uma parada. O médico tentou uma reanimaçao do paciente, mas infelizmente ele foi a óbito”, relata Gilberte Lucas, acrescentando “foi feito tudo que era possível na policlínica, mas a policlínica é uma uidade de pronto atendimento, de reanimaçao, onde a gente dá toda possibilidade de diagnóstico ao paciente, mas não é uma unidade de internamento”.

Segundo ela, o paciente vinha sendo acompanhado no Centro de Saúde Especializada (CSE) Dr. Leone Coelho Leda para combater a doença, mas já tinha um diagnóstico bastante avançado. “A gente está fazendo todo um diagnóstico junto com a equipe de hanseníase em relaçao a esse paciente. Hanseníase tem que ser acompanhada por toda equipe de profissionais que oferecem o tratamento”, alerta a diretora.

Gilberte Lucas solicitou que a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica visite a residência dos familiares imediatamente, junto com a enfermeira e assistente social, para acompanharem os moradores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113513 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]