Comemoração aos 461 anos de Salvador percorrerá a cidade de Salvador

A Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), preparou atividades especiais com o carro biblioteca para celebrar o aniversário da cidade de Salvador, que, no dia 29 de março de 2010, completa 461 anos. São elas a exposição Soteropolitanas, da fotógrafa profissional Rejane Carneiro, e o documentário (Per)cursos Patrimoniais, do Arquiteto Francisco Senna.

Ambas as atividades itinerantes integrarão o Projeto Domingo na Praça, no domingo (28), no Dique do Tororó, e no dia 4 de abril, no Parque da Cidade, na Pituba. Além disso, os Espaços de Leitura Sofia Centro de Estudos – Biblioteca Paulo Freire, em Escada, abrigará as atividades de 29 de março a 02 de abril, e a Casa de Sol Padre Lusi Lintner, em Cajazeiras V, entre os dias 05 e 09 de abril, com acesso gratuito em todos os locais.

A exposição Soteropolitanas reúne 30 fotografias coloridas que retratam personagens da cidade de Salvador. São soteropolitanos, como o diretor do bloco afro Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, o inventor do samba-reggae, falecido no ano passado, Neguinho do Samba, além de anônimos que constroem o dia-a-dia da cidade. A exposição reflete traços e costumes que representam a cultura e o modo de vida do povo soteropolitano, pelo olhar sensível da fotógrafa. Rejane é fotógrafa profissional e há mais 20 anos integra a equipe do Jornal A Tarde, com trabalhos fotográficos publicados na editoria de moda da Revista Muito.

Documentário

O documentário (Per)Cursos Patrimoniais, coordenado pelo professor e arquiteto Francisco Senna, evidencia o significado do Pelourinho e das razões que levaram o local ao reconhecimento como patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, resgatando monumentos e relíquias culturais. Segundo Senna, o documentário é parte de ações que estimulassem sentimentos positivos relacionados a história da cidade e do nosso povo.

Além da Biblioteca de Extensão, as unidades da Fundação Pedro Calmon preparam uma programação especial em comemoração aos 461 anos da cidade de Salvador. Serão inúmeras atividades, como exposições, palestras, exibição de documentários, apresentações artísticas e muito mais. Uma delas é a exposição Reviver Salvador: 461 anos, com fotografias e imagens, do século XVIII, XIX e XX e estará em cartaz na galeria da Praça Pedro Arcanjo, com visitação gratuita. A programação completa está no site da Fundação Pedro Calmon.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Comemoração aos 461 anos de Salvador percorrerá a cidade de Salvador"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*