Canadá lança campanha em São Paulo para atrair brasileiros para trabalhar no país

Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Canadá considerado o segundo maior país do mundo em extensão territorial é assolado com temperaturas glaciais, fator que não tem sido um impedimento maior para os brasileiros que emigram para aquele país se aclimatam rapidamente. Quebec, parte francesa do território canadense, onde o número de brasileiros com status de residente permanente aumentou cinco vezes desde 2004.

Em todo território canadense os brasileiros formam uma grupo de 11 mil pessoas. O que representa a quarta maior comunidade latino-americana, depois dos colombianos, mexicanos e jamaicanos. E ao que perece este contingente vai crescer. Escritório aberto pelo governo de Quebec em São Paulo está elaborando uma capanha que tem como objetivo divulgar os encantos da província francófona e convencer brasileiros das vantagens de trocar os ares tropicais por uma paisagem de geleiras. Com possibilidade de viver e aposentar-se em um país cuja renda per capita é de 41 000 dólares, além de viver com indicadores de criminalidade quase inexistentes, taxa de homicídios em média de 1,8 por 100 000 habitantes.

Com uma densidade demográfica de 4,6 habitantes por quilômetro quadrado – pouco mais povoada do que a Região Norte do Brasil. E com uma taxa de fecundidade em torno de 1,7 por mulher, abaixo do nível mínimo de reposição de 2,1 o que resulta em uma escassez de mão de obra qualificada em áres estratégicas. Quebec tem espaço de sobra e precisa preenchê-lo.

Os candidatos que aderirem ao programa de recrutamento da província ganham visto de residente permanente e passam a gozar de todos os direitos de um cidadão canadense, incluindo o acesso ao sistema gratuito de saúde e educação. Caso permaneçam no país por mais de três anos, ganham ainda direito a voto e a passaporte. A campanha “Você tem um lugar em Quebec” será lançada em abril. Além do Brasil, está programada para ocorrer em apenas outros dois países, França e México.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]