Busca por paridade de gênero na política fortalece democracia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia..
Logomarca do Jornal Grande Bahia..

Consulta da Cepal revela que ascensão das mulheres contribuiu para demonstrar a capacidade política feminina; acadêmicos, políticos, empresários e representantes de áreas sociais e religiosas participaram da pesquisa.

A busca pela igualdade de gênero na política permite fortalecer a democracia, na opinião de 75% dos líderes da América Latina que participaram de consulta realizada pela Cepal sobre a atuação de mulheres nessa área.

Acadêmicos, políticos, empresários e representantes de áreas sociais e religiosas participaram da pesquisa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, entre o final de 2009 e o início de 2010.

Capacidade Política

A ascensão das mulheres contribuiu para demonstrar a capacidade política feminina, na avaliação de 66% dos entrevistados.

Muitos também acreditam que a presença de legisladoras melhora a qualidade do trabalho parlamentar e quase todos concordam que as eleições de presidentes mulheres nos últimos anos na região vem legitimando a presença delas em outros cargos de decisão.

A maioria aprova os objetivos da paridade política e os instrumentos mais conhecidos, como ações afirmativas, mas os resultados indicam uma tendência menos favorável em relação às leis de cotas.

Essas leis são consideradas instrumentos úteis para o avanço da igualdade entre homens e mulheres na política e a Cepal alerta para a necessidade de um novo impulso legislativo sobre o assunto na região.

*Com informações da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121869 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.