
Consulta da Cepal revela que ascensão das mulheres contribuiu para demonstrar a capacidade política feminina; acadêmicos, políticos, empresários e representantes de áreas sociais e religiosas participaram da pesquisa.
A busca pela igualdade de gênero na política permite fortalecer a democracia, na opinião de 75% dos líderes da América Latina que participaram de consulta realizada pela Cepal sobre a atuação de mulheres nessa área.
Acadêmicos, políticos, empresários e representantes de áreas sociais e religiosas participaram da pesquisa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, entre o final de 2009 e o início de 2010.
Capacidade Política
A ascensão das mulheres contribuiu para demonstrar a capacidade política feminina, na avaliação de 66% dos entrevistados.
Muitos também acreditam que a presença de legisladoras melhora a qualidade do trabalho parlamentar e quase todos concordam que as eleições de presidentes mulheres nos últimos anos na região vem legitimando a presença delas em outros cargos de decisão.
A maioria aprova os objetivos da paridade política e os instrumentos mais conhecidos, como ações afirmativas, mas os resultados indicam uma tendência menos favorável em relação às leis de cotas.
Essas leis são consideradas instrumentos úteis para o avanço da igualdade entre homens e mulheres na política e a Cepal alerta para a necessidade de um novo impulso legislativo sobre o assunto na região.
*Com informações da Rádio ONU