Ban diz que 110 países apoiam acordo de Copenhague

Secretário-Geral da ONU afirma que o consenso não vinculativo é um avanço importante rumo à Cúpula de Cancun em novembro; encontro na cidade mexicana é nova tentativa de se chegar a um consenso global sobre as alterações do clima.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que países responsáveis por mais de 80% das emissões globais de gases de efeito estufa apoiam o Acordo de Copenhague.

Em entrevista a jornalistas na terça-feira em Nova York, Ban afirmou estar satisfeito que 110 nações já se manifestaram a favor do resultado alcançado na conferência sobre mudanças climáticas, ano passado, na Dinamarca.

Construção da Confiança

Segundo o Secretário-Geral, o acordo não vinculativo é um avanço importante rumo à Cancun.

Em novembro a ONU promove encontro na cidade mexicana na tentativa de se chegar a um consenso global sobre as alterações do clima.

Enquanto isso, de acordo com Ban Ki-moon, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Unfccc, vai liderar as negociações internacionais.

Ele ressaltou que antes da cúpula em Cancun, também chamada COP16, o objetivo é estimular encontros de pequenos grupos para o processo de construção da confiança.

Rodada Forma

Ban sugeriu que a Unfccc pode tentar organizar duas ou três reuniões antes de Cancun. A próxima rodada formal de discussões acontece em abril em Bonn, na Alemanha.

Semana passada o Secretário-Geral anunciou a revisão do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, após críticas sobre possíveis erros no relatório de 2007, incluindo a taxa de derretimento das geleiras do Himalaia.

*Com informações da Rádio ONU

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário