Bahia vai marcar presença em festival nos EUA

Um dos principais redutos de afrodescendentes dos Estados Unidos, a cidade de Atlanta, na Geórgia, vai sediar em julho um festival cujo tema será o Brasil: o Brazil Fest Atlanta. O evento, que mistura traços da cultura brasileira e da cultura norte-americana, contará com a presença da Bahia, que enviará o grupo Olodum para participar das comemorações.

A participação do estado no Brazil Fest Atlanta 2010 foi discutida entre representantes do governo da Bahia durante reunião com uma equipe técnica do evento e autoridades como o cônsul-geral do Brasil na Geórgia, Adelino Ganem.

“A ideia é fazer o relacionamento de grandes empresas norte-americanas com os empresários e instituições brasileiras. Pretendemos também divulgar o Brasil e o que se faz aqui, além da influência africana no Brasil. Este evento já está consolidado nos EUA e a repercussão para o nosso país será fantástica”, disse Ganem.

Na reunião, o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, entregou para o cônsul e para os norte-americanos um exemplar do livro Turismo Étnico na Bahia, que será lançado este mês pela Setur. Ele destacou também que nos últimos três anos o governo estadual intensificou a promoção da Bahia como destino turístico nos EUA.

Já a presidente em exercício da Bahiatursa, Kelcya Lima, lembrou que os EUA representam o principal mercado de turistas estrangeiros para o estado. “Eles são 12% dos 514 mil visitantes de outros países que vêm à Bahia”, disse.

Outro aspecto importante na relação entre baianos e norte-americanos na área do turismo foi a implantação do voo direto Salvador/Miami, da American Air Lines. A nova rota fez com que os desembarques dos EUA para a capital baiana saíssem de uma média de 2,6 mil, até 2007, para cerca de 20 mil, no ano passado.

A expectativa é que 100 mil pessoas compareçam ao evento este ano. Além do Olodum, estão confirmadas as participações de Ivan Lins, Márcia Bittencourt e o grupo Bossa Rio.

A programação do festival conta com shows, seminários turísticos, encontros culturais, artes visuais, feiras de rua e atividades especiais para crianças.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]